Skip to content
20/02/2026
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • You Tube
  • Linkedin
HT & Casa Digital

HT & Casa Digital

O mundo digital em sua casa

  • CES
    2026
  • GUIA TVs 4K
  • NOTÍCIAS
  • SUA CASA
  • STREAMING
  • TENDÊNCIAS
  • TESTES
  • VÍDEOS
  • BLOG DO EDITOR
  • HOTSITES
    • HT WORKSHOP
    • SMART HOME
    • DÚVIDAS
    • GUIA DE TVs
    • HT PREMIUM
      • ÁREA DO ASSINANTE
    • GUIA DE EMPRESAS
    • TELAS GIGANTES
    • CES DE LAS VEGAS
      • CES 2025
      • CES 2024
      • CES 2023
      • CES 2022
      • CES2021
      • CES2020
      • CES2019
      • CES 2018
      • CES 2016
      • CES 2015
    • HOME THEATER 25 ANOS
    • HOME THEATER BEST
    • TVs OLED
    • FONES DE OUVIDO
  • REVISTA
  • SOBRE
    • ANUNCIE
      • ANUNCIE NA HT


  • SMART HOME

Anatel pressiona lojas virtuais que exibem produtos piratas

12/05/2021

Em meio a tantas notícias ruins vindas de Brasilia, eis uma medida tardia, mas ainda assim bem-vinda. Deu na Folha de São Paulo: a Anatel enviou nesta sexta-feira comunicado às principais empresas de e-commerce solicitando medidas para coibir a venda de produtos não homologados (leia-se: piratas).

O fato do documento ter sido dirigido aos presidentes das empresas demonstra a seriedade da iniciativa. Gigantes como Magalu, Mercado Livre, Carrefour, Americanas e outras 15 terão de criar mecanismos para impedir a oferta de aparelhos irregulares, hoje uma das maiores pragas da internet. A Agência promete agora fazer algo que já deveria estar fazendo há muito tempo: analisar os produtos oferecidos sob o ponto de vista da segurança e dos direitos autorais, e punir as lojas.

Infelizmente, o site da Anatel não traz – pelo menos até este sábado de manhã – a lista completa das empresas que receberam o comunicado. Mas bastam cinco minutos pesquisando em qualquer marketplace – que é como são chamadas as lojas virtuais onde se vende de tudo – para verificar a quantidade impressionante de produtos, especialmente eletrônicos, que representam risco para o consumidor.

Como já comentamos aqui, esse parece ser um segmento “terra de ninguém”. Você clica procurando uma TV e aparecem dezenas de itens como “receptor de TV a cabo”, “adaptador de streaming para TV”, “cabo para TV” e por aí vai. Em geral, são marcas pouco conhecidas e os dados sobre o produto mal explicam como funcionam. Pior: a maioria é importada – não apenas chinesas – e sem informações sobre garantia, assistência técnica… esses detalhes sem importância!

Não há hoje, no mundo, concorrência mais danosa do que essa para quem possui uma loja – física ou virtual – que opera regularmente, paga seus impostos em dia e oferece suporte do fabricante. Essas providências fundamentais para manter um negócio sadio são desrespeitadas o tempo todo, e com a conivência do poder público (este artigo ilustra bem a situação).

Diz ainda a notícia da Folha que, dentro da Anatel, considera-se essa missão – combater o comércio virtual de produtos ilegais – mais sofisticada do que a mera apreensão física de itens piratas. E é mesmo! Daí a importância de envolver os presidentes das empresas de e-commerce. Se estas não quiserem agir, seus executivos passam a ser cúmplices dos crimes.

Parabéns à Anatel. E vamos ficar alertas para ver se funciona.




Continue Reading

Anterior: Indústria nacional acelera entrada no segmento de TVs 4K
Próxima: Medidor de energia e água envia alertas via automação

LEIA TAMBÉM

HausDecor 2026 amplia espaço para o segmento de áudio/vídeo

HausDecor 2026 amplia espaço para o segmento de áudio/vídeo

Confira os eventos de tecnologia programados para 2026

Confira os eventos de tecnologia programados para 2026

Estes foram os produtos mais premiados da CES 2026

Estes foram os produtos mais premiados da CES 2026

Home Theater no YOU TUBE

MAIS VISITADOS

  • Copa 2026: quais as melhores TVs para assistir futebol

  • Primeiro fone de ouvido Harman B&W é “edição especial McLaren”

  • Nova caixa amplificada Focal faz streaming de música sem fio

  • Fabricantes de TVs aderem ao novo padrão HDR10+ Advanced

  • Projetor 4K portátil Epson vem com Modo jogo e áudio da Bose

  • Marca ícone do áudio, alemã Neumann amplia distribuição no Brasil

HOME THEATER BEST 2025

Leitura obrigatória para os profissionais: as tendências em projetos de áudio, vídeo, casa inteligente e design de ambientes.


  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • You Tube
  • Linkedin
Copyright © 2025 HOME THEATER & CASA DIGITAL