HT STREAMING

Aqui, selecionamos ótimas séries para você assistir nos canais pagos ou nas plataformas de streaming.

Por PAULO GUSTAVO PEREIRA *

MAD MEN – INVENTANDO VERDADES
Gênero: drama (7 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

        Uma série já clássica, com tantas qualidades que virou referência para dezenas de outras. E que pode até ser revista, porque sempre se descobrem novos detalhes e sutilezas. O título é abreviação de “Maddison Men”, os caras que trabalham na famosa avenida de Nova York onde ficam as mais importantes agências de publicidade. É também um trocadilho com “homens loucos”. De 2007 a 2015, essa criação de Matthew Weiner – também co-criador de hits como The Sopranos e The Romanoffs – mostra como a publicidade afetava o cotidiano do lar americano nas décadas de 1950/60. Era uma sociedade bem mais conservadora, machista e patriarcal que a de hoje, mas que timidamente rumava para uma renovação de conceitos sociais. Na Maddison Avenue, vamos conhecer Don Draper (John Hamm), diretor de criação sedutor e inteligente, mas com passado misterioso. Além da perfeita reconstituição de época, Mad Men é vencedora de quatro prêmios Emmy (recordista em 2012, com 17 indicações) e com personagens inesquecíveis. Curiosidade: Elizabeth Moss, ex-estrela de séries infantis na TV, que na série faz uma jovem assistente de Draper, veio a se consagrar mais tarde em The Handmaid’s Tale.

 

AQUARIUS – OS CRIMES DE CHARLES MANSON
Gênero: investigação policial (2 temporadas)
Onde assistir: Mais Globosat Play (trailer)

Nos atribulados anos 1960, Los Angeles vive mais do que a famosa era paz e amor. Para o detetive Hodiak (David Duchovny, de Arquivo X) e seu assistente em treinamento Shafe, a criminalidade em L.A. não é mais relacionada apenas a roubos e assassinatos. Algo está crescendo na comunidade hippie liderada por Charles Manson (Gethin Anthony, de Game of Thrones), que poderá causar grande impacto na sociedade local. Com grande requinte visual, a série é uma visita ao período em que Manson e sua seita saqueavam os bairros nobres de Los Angeles, invadindo e pilhando a casa dos ricos e famosos. Os crimes do grupo culminaram no horripilante assassinato da jovem atriz Sharon Tate, então namorada do cineasta Roman Polanski, episódio citado por Quentin Tarantino em seu filme Era uma Vez em Hollywood.

 

THE AFFAIR – INFIDELIDADE
Gênero: romance (5 temporadas)
Onde assistir: GloboPlay (trailer)

        O título já indica algum tipo de traição amorosa e a repercussão na vida dos envolvidos. Mas interessante nesta produção é a forma de contar a história. Dois casais totalmente diferentes acabam se envolvendo num caso de infidelidade, e podemos comparar quatro versões diferentes, com cada personagem contando a “sua” história. Noah (Dominic West, de Os Miseráveis) é casado com Helen (Maura Tirney, de Plantão Médico), mas se apaixona por Alison (Ruth Wilson, de Luther), uma garçonete casada com Cole (Joshua Jackson, de Fringe). Os quatro estão juntos de férias num balneário. Daí nasce um dos melhores dramas já feitos até hoje sobre o tema mais antigo da Humanidade.

 

QUEEN SONO
Gênero: espionagem (1ª Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

A agente especial do título trabalha para o governo sul-africano, mas está vivendo um dilema pessoal: enquanto busca informações sobre mercenários que estão se infiltrando em vários governos africanos, ela tenta descobrir mais informações sobre o assassinato de sua mãe, uma ativista anti-aparheid morta há 25 anos. O cruzamento dessas duas situações vai levar a super espiã a questionar seus próprios valores na luta contra o terrorismo. A série, com locações fantásticas na África e sequências de ação eletrizantes, é a primeira produção original feita na África do Sul pela Netflix, com elenco e produção locais. Destaque para a atriz Pearl Thusi, que atuou na 3a temporada da série Quantico. NETFLIX

 

PICARD
Gênero: ficção científica (1ª Temporada)
Onde assistir: Amazon Prime (trailer)

O almirante Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) está há vários anos aposentado da Frota Estelar de Star Trek. Vivendo em seu vinhedo na França e com suas memórias, Picard é subitamente abordado por uma jovem que se diz perseguida e que ele seria sua salvação. Ao investigar o que aconteceu, Picard descobre que toda a Federação Unida de Planetas pode estar em rota de colisão com o apocalipse. O personagem foi criado para Jornada nas Estrelas – A Nova Geração, primeiro spinoff da série criada por Gene Roddenberry nos anos 60. Com fantásticos efeitos visuais, é ótima também porque não exige prévio conhecimento da série original.

 

MEU VIZINHO ESPIÃO
Gênero: comédia (1ª Temporada)
Onde assistir: Look (trailer)

Comédias francesas também estão entre as séries mais divertidas da atualidade. Aqui, a ideia é mostrar que nada supera a criatividade quando se trata de reconquistar uma paixão. O jovem Bertrand anda frustrado depois que a namorada pediu um tempo. Quando começa a se aconselhar com o vizinho Gus, que monitora todo o prédio e tem como livro de cabeceira “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, Bertrand acha que pode reverter a situação, planejando a volta com sua namorada. Veja como o plano nada sutil da dupla dá um resultado inesperado.

 

ROTAS DO ÓDIO
Gênero: drama policial (2 temporadas)
Onde assistir: Fox Play e Now (trailer)

O ódio racial existe e está mais vivo do que nunca, confirma a delegada Carolina (Mayana Neiva), chefe da unidade de combate ao crime de ódio em São Paulo, a única do gênero no país. Sua principal missão é acabar com a Falange Branca, gangue liderada pelo playboy Gustavo Zooter (André Bankoff), que vem espalhando terror contra gays, negros, nordestinos e estrangeiros. Criada por Susanna Lira, que se inspirou em fatos reais mostrados em seu documentário Intolerancia.doc, a série foi exibida inicialmente pela Universal TV, com duas temporadas de cinco episódios cada.

 

COMPLÔ CONTRA A AMÉRICA
Gênero: drama de época (1ª Temporada)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

        Assim como O Homem do Castelo Alto e For All Mankind (veja abaixo), esta minissérie é situada numa realidade alternativa. O aviador Charles Lindbergh, herói do país por ter sido, em 1927, o primeiro a cruzar o Atlântico num monomotor, consegue derrotar Franklin Roosevelt nas eleições presidenciais de 1932. Sob seu futuro governo, pesa o fato de Lindbergh ser antissemita e querer uma aliança com Hitler. Adaptada do best-seller de Philip Roth, a série mostra a movimentação política da época sob o ponto de vista de uma família judia de Nova Jersey. E como isso vai impactar o modo de vida americano, agora dominado por alemães e japoneses, os dois países que foram aliados durante a 2a Guerra. No elenco, destaque para Winona Ryder, a Joyce de Stranger Things, e John Turturro, cujos êxitos mais recentes foram a série The Night Of e o filme Transformers: O Último Cavaleiro. 

 

TALES FROM THE LOOP
Gênero: Ficção Científica (1ª Temporada)
Onde assistir: Amazon Prime (trailer)

        Nada como uma série de ficção que explora o lado positivo da ciência, onde questionamentos sobre o que fazemos, aonde iremos e por que estamos aqui são apenas parte de um grande evento universal: viver. A série foi inspirada em pinturas do artista sueco Simon Stalenhag e produzida por Nathaniel Halpern, de Legion e The Killing. Cada episódio conta uma história diferente, como numa antologia, todos tendo como cenário a pequena cidade de Mercer (Ohio) e uma enigmática instalação de pesquisa em no subsolo. Fascinante do primeiro ao último episódio. Destaque no elenco para os ingleses Rebecca Hall (Um Dia de Chuva em Nova York) e Jonathan Pryce (Dois Papas).

 

Mr. MERCEDES
Gênero: Suspense (3 temporadas)
Onde assistir: Starzplay e Netflix (trailer)

        A única mácula da carreira do detetive aposentado Bill Hodges é não ter conseguido capturar o psicopata autodenominado Mr. Mercedes, que matou 16 pessoas usando um velho Mercedes roubado para transportar suas vítimas. Anos após o último assassinato, o jovem Brady (Harry Treadaway, de Picard) volta a criar pânico como o verdadeiro e único Mr. Mercedes. Resta ao detetive sair de sua aposentadoria para capturar o assassino, que parece ter sofisticado seus crimes. Série baseada em livros de Stephen King, tendo no papel de Hodges o britânico Brendan Gleeson (No Limite do Amanhã).

 

CRIMINAL MINDS  
Gênero: Investigação (15 temporadas)
Onde assistir: Now (trailer)

Quando se fala em descobrir assassinos psicopatas, terroristas e até criminosos mais articulados, entra em cena a Unidade de Ciências do Comportamento (BAU, na sigla em inglês) do FBI. Criada por Jeff Davis, a série – uma das mais longevas da TV mundial, também exibida semanalmente pelo canal AXN – veio sofrendo mudanças desde sua 2a temporada, mas a qualidade dos roteiros mantém cativa a audiência até hoje. Nesses 15 anos, foram nada menos que 310 episódios, que acabaram influenciando uma série de outras produções do gênero. Nos papéis principais desde a 1a temporada estão Matthew Gray Gubler e Kirsten Vangsness – ela inclusive participou de dois spinoffs que não emplacaram: Criminal Minds: Beyond Borders (2016/17) e Criminal Minds: Suspect Behaviour (2011).

 

THE LAST KINGDOM
Gênero: drama épico (4 temporadas)
Onde assistir: Netflix (trailer)

        Está estreiando em abril a 4a Temporada desta superprodução iniciada pela BBC e depois assumida pela Netflix. Um dos grandes méritos do escritor e historiador britânico Bernard Cornwell, autor de Crônicas Saxônicas, livro que inspirou a série, foi criar uma saga épica – misturando personagens reais e fictícios – para mostrar como nasceu e se consolidou o reino da Grã-Bretanha. Reconstrói as ações do rei Alfredo, o Grande (interpretado por David Dawson, de Luther), que no final do século 9 livrou o território britânico da fúria dos vikings. Foi uma grande aventura na Idade Média, repleta de batalhas que a produção contextualiza com a cena política e as intrigas do reino. Exibido também no canal History.

 

A DIVISÃO
Gênero: policial brasileiro (1ª Temporada)
Onde assistir: GloboPlay (trailer)

        Nos anos 90, o Rio de Janeiro foi assolado por uma onda de sequestros sem precedentes na classe média. Preocupada com as repercussões políticas, a Polícia cria a DAS (Divisão Anti-Sequestro), uma equipe especial para lidar com esse tipo de crime, especialmente um envolvendo a filha de um importante político. O roteiro de José Junior (que em breve deve virar filme) tenta construir uma trama forte e dramática, com direito a alguns confrontos armados muito bem filmados, na linha Tropa de Elite. Junior usou para isso sua experiência na ONG Afro Reggae e entrevistas com ex-integrantes da DAS. No elenco, Silvio Guindane, Marcos Palmeira, Dalton Vigh e Natalia Lage, entre outros.

 

BETTER THAN US
Gênero: ficção científica (2 temporadas)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Esta é uma das mais surpreendentes produções feitas na Rússia atual. Não só tem visual futurista diferente como trabalha muito bem a relação entre humanos e seres cibernéticos, de uma forma inédita em séries. Faltam poucas semanas para que a Cronos lance o seu mais revolucionário modelo de androide, conhecida como Arisa: bonita, forte e dotada de Inteligência Artificial de última geração. Mas um incidente a coloca nas mãos da pequena Sonya, filha de um médico forense que vê sua família envolvida no complô da Cronos para recuperar Arisa e eliminar testemunhas. Além de tudo, presta uma grande homenagem a Isaac Asimov, autor de Eu, Robô e O Homem Bicentenário, usando suas famosas Leis da Robótica. 

 

EVIL – CONTATOS SOBRENATURAIS
Gênero: Terror (1ª  Temporada)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Será que o Mal existe na realidade? Essa é a pergunta na cabeça da psiquiatra Kristen (Katja Herbers, já vista em Manhunter e que está também na nova temporada de Westworld). Junto com um padre e um detetive, ela investiga casos de exorcismo a pedido do Vaticano. O problema para Kristen é que algo estranho está acontecendo em sua própria casa e pode comprometer a vida de suas quatro filhas. Seu desafio é enfrentar isso à luz da Ciência e não da Fé, em cada novo caso que investiga. Produção assinada pelo casal Robert e Michelle King, de The Good Wife, que leva o espectador a mergulhar num universo onde o “mal” pode ter sido criado apenas por uma pessoa, ou ser fruto de um poder sobrenatural…

 

GREY’S ANATOMY
Gênero: Drama médico (15 temporadas)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Embora exibida desde 2005, esta série continua sendo um dos grandes sucessos da TV mundial e referência no gênero. Mais ainda em tempos de epidemia. Toda ambientada em hospital, mostra o dia a dia de médicos que querem se especializar em cirurgias. É sob o ponto de vista da dra. Meredith Grey (Ellen Pompeo, também vista em Daredevil) que vemos os dramas, alegrias e tragédias do sempre renovado grupo de futuros cirurgiões. Uma série que nunca teve problemas em eliminar personagens principais, em cenas mais do que dramaticamente violentas. Exibida pelo canal Sony, já foi renovada para o 16º ano, totalizando até agora nada menos do que 326 episódios.

 

DESIGNATED SURVIVOR: 60 DAYS
Gênero: Drama político (1ª  temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

A capital coreana, Seul, é abalada por uma intensa explosão na sede do Congresso Nacional, durante evento com o presidente e todos os ministros. O único que não estava no local é o ministro do Meio-Ambiente, Yoon Chang-Kyeong, que havia sido demitido poucas horas antes. Como a demissão não fora concluída, Yoon é o único que pode assumir a presidência do país, em meio a uma disputa entre os partidos e uma situação tensa com a Coreia do Norte. Enquanto investigam o atentado, Yoon tem que manter o governo unido durante 60 dias, prazo para convocar uma nova eleição presidencial. Adaptação da série estrelada por Kiefer Sutherland em 2016, mais focada na busca pelos responsáveis do atentado, enquanto a versão coreana mescla muito bem a parte política com a investigação, em apenas 16 episódios.

 

CARNIVAL ROW
Gênero: Aventura épica (1ª  temporada)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

Um lugar onde a Inglaterra vitoriana convive normalmente com fadas e outras criaturas mágicas. Só que o preconceito é muito forte para uma parcela ruidosa dessa sociedade. E que está prestes a sofrer uma violenta invasão, que poderá incendiar de vez as relações entre humanos e seres fantásticos. A série foi criada por René Echevarria (de Jornada nas Estrelas – A Nova Geração) e Travis Beachem, trazendo no elenco Orlando Bloom (Piratas do Caribe, O Hobbit). Ele faz o inspetor Rycroft Philostrate, que no passado teve uma paixão com a fada Vignette Stonemoss, feita por Cara Delevigne, de Esquadrão Suicida. Com uma reconstituição de época exemplar, a série é a mistura ideal entre suspense e fantasia.

 

FOR ALL MANKIND
Gênero: Suspense (1ª  temporada)
Onde assistir: APPLE TV PLUS (trailer)

O que aconteceria se, na corrida espacial, os soviéticos conseguissem pousar na Lua antes dos americanos? Essa é a realidade alternativa da série criada por Ronald D. Moore, produtor responsável pela nova versão de Galáctica – Astronave de Combate (1978), adaptação do best-seller “Outlander – A Viajante do Tempo”. Além de colocar os americanos desesperados para chegar à Lua e não deixar os soviéticos montarem lá uma base militar, existem outras ramificações divertidas no roteiro: a eleição de Nixon no lugar de Kennedy, o senador Ted Kennedy envolvido num escândalo sexual e o fato de uma mulher soviética ter ido à Lua, obrigando a NASA a escolher mulheres para as próximas viagens. Tudo isso em dez eletrizantes episódios, repletos de variações da história que todos conhecemos.

 

MIRACLE WORKERS
Gênero: Comédia (2 temporadas)
Onde assistir: TNT SERIES (NOW) (trailer)

Craig (Daniel Radcliffe, o eterno Harry Potter) é um anjo que trabalha fazendo pequenos milagres para os humanos. Nada complicado, como mortos voltarem à vida sem ser zumbi. Seu trabalho seguia tranquilo quando descobre que Deus, o presidente geral do Céu, está cansado da Terra e quer acabar com ela e aqueles que a habitam. O que fazer para impedir isso sem despertar a fúria do Senhor? Encontre a divertida resposta nessa produção que mostra o Céu como uma imensa repartição pública chefiada por um cara entediado, interpretado por Steve Buscemi (de Boardwalk Empire), e que tem no ex-Harry Potter um possível salvador da humanidade. A série é uma criação de Simon Rich, roteirista de Saturday Night Live e do desenho Divertida Mente.

 

MACGYVER
Gênero: policial (4 temporadas)
Onde assistir: GLOBOSAT PLAY (trailer)

Um dos personagens mais populares dos anos 80 foi Angus MacGyver, interpretado por Richard Dean Anderson, em Profissão Perigo. Inteligente e criativo, MacGyver entrava secretamente em missões às quais o governo fechava os olhos. Não havia uma situação complicada que Mac não resolvesse com seu canivete suíço (veja aqui uma cena). O produtor Peter M. Lenkov, também da versão moderna de Havai 5-0, atualizou o detetive como um ex-soldado especializado em desarmar bombas no Afeganistão. O personagem agora é vivido por Lucas Till, já visto em X-Men: Apocalipse. Continua super criativo com seu canivete, mas as missões estão muito mais complicadas e perigosas.

 

COISA MAIS LINDA
Gênero: comédia dramática (1a Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Uma das melhores séries brasileiras lançadas em 2019, não só pela qualidade da história como pela construção das quatro personagens centrais, o primor visual e uma emocionante trilha sonora. O roteiro leva o espectador ao Rio dos anos 1950/60, quando uma jovem paulistana chega para abrir um restaurante com o marido, mas descobre que ele fugiu com o dinheiro. Ela se une a três amigas para criar um clube noturno e explorar o novo ritmo brasileiro, a bossa nova. Em meio à música envolvente, as quatro (Maria Casadevall, Pathy Dejesus, Fernanda Vasconcelos e Mel Lisboa) lutam para superar o preconceito da conservadora sociedade carioca da época. Nos países de lingua inglesa, saiu como Most Beautiful Thing.

 

O HOMEM DO CASTELO ALTO
Gênero: drama histórico (4 temporadas)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

Uma das mais fascinantes adaptações da obra de Philip K. Dick, mesmo autor de Blade Runner. O livro homônimo mostra uma realidade alternativa em que a 2a Guerra Mundial foi ganha pelo Eixo (Japão, Alemanha e Itália). No final dos anos 50, um grupo de resistência americana em São Francisco está sob domínio japonês. Uma pessoa passa cópias de um filme ilegal mostrando que foram os Aliados os vencedores da guerra. O comando nazista inicia buscas por essa pessoa e todos os que tiveram contato com o filme. Além de uma reconstituição de época perfeita, a série mergulha firme em questões sobre preconceito e genocídio, revelando segredos do Reich. A criação é de Frabk Spotnitz, que tem em seu currículo a produção executiva de sucessos como Arquivo X e Millenium.

 

THE OUTSIDER
Gênero: suspense (1a Temporada)
Onde assistir: HBO GO (trailer)

Produção que adapta para a TV a obra homônima de Stephen King sobre crimes sobrenaturais. A trama começa com a prisão de um típico pai de família acusado de violentar e matar um garoto. Alegando ser inocente, ele força uma investigação mais profunda que revela uma entidade sobrenatural. Esta age há anos copiando as características físicas de pessoas e usando essa nova “roupa” para cometer crimes hediondos. Como parar essa entidade? É o que o espectador vai acompanhar por dez assustadores episódios. No ótimo elenco, Ben Mendelsohn (de Rogue One e Capitão Marvel) e Cynthia Erivo (indicada ao Oscar este ano por Harriet).

 

A PONTE
Gênero: suspense (4 temporadas)
Onde assistir: MAIS GLOBOSAT PLAY (trailer)

Uma chamada da torre de controle da Ponte Oresund, que liga a Dinamarca à Suécia, avisa que há um corpo exatamente na divisão de fronteira. Chegando ao local, os guardas suecos ficam chocados ao ver que o corpo está dividido ao meio e pertence a duas pessoas diferentes! Dois investigadores são designados por suas respectivas delegacias: do lado sueco está a detetive Saga Norén (Sofia Helin) e do outro o dinamarquês Martin Rohde (Kim Bodnia). Não será fácil para nenhum dos dois trabalhar fora de seus estilos solitários de investigação. Mas o inesperado fará os dois policiais unirem forças para resolver o pesadelo da fronteira. Ótima coprodução entre os dois países, que mostra uma dramaturgia muito rica naquela parte da Europa.

 

FLEABAG
Gênero: Comédia (2 temporadas)
Onde assistir: Amazon Prime (trailer)

Uma tradução razoável para o título seria “poço de problemas”. Mas isso pouco importa, porque a personagem principal (que também se chama Fleabag) conversa muito com o espectador sobre a vida dela, quebrando a famosa quarta parede. Dona de um café que quase ninguém frequenta, Fleabag vive remoendo a dor de ter perdido sua melhor amiga e a dificuldade de se relacionar com a nova família de seu pai. A relação com a irmã e o cunhado beira a paz armada. Comédia dramática que levou o Emmy 2020 e deu o prêmio de Melhor Atriz para Phoebe Waller-Bridge, também autora do roteiro. São duas temporadas com apenas 8 episódios cada, mas tão intensos que Phoebe decidiu não escrever mais. Curiosidades: Phoebe também escreveu e produziu a série policial Killing Eve e já tem razoável carreira no cinema. Já fez a secretária de Meryl Streep em A Dama de Ferro e foi a robô L3-37 em Hans Solo: Uma História Star Wars.

THE MORNING SHOW
Gênero: Drama (2 temporadas)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)

The Morning Show é um dos telejornais mais importantes da TV americana. Mas tudo começa a ruir quando um dos apresentadores (Steve Carrell) é exposto numa reportagem do New York Times como “predador sexual”. Não só abala a produção do programa como levanta a dúvida sobre quem sabia o que estava ocorrendo com ele nos bastidores. Enquanto sua colega de bancada (Jennifer Aniston) se choca com a revelação, a produção tem que encontrar rapidamente o substituto. Mas quem acaba escolhida é uma repórter rebelde de uma emissora do interior (Reese Witherspoon), que também investiga se a direção da emissora foi conivente com a atitude do apresentador. Um drama revelador sobre assédio sexual, colocado nos bastidores da TV americana, que tem vivido seus próprios escândalos reais nos últimos anos. Uma curiosidade é que Reese, vencedora do Oscar 2005 por Johnny & June, participou de um episódio da 6a Temporada de Friends, fazendo a irmã de Rachel, personagem de Jennifer Anniston (veja um trecho).

 

#ME CHAMA DE BRUNA
Gênero: Drama (2 temporadas)
Onde assistir: Fox Play (trailer)

Série baseada da vida de Raquel Pacheco, que ganhou notoriedade após escrever o livro “O Doce Veneno do Escorpião”, onde revela sua vida como garota de programa. Estrelada por Maria Bopp, a série começa no momento em que Raquel, jovem paulista de classe média, decide sair da casa dos pais e, para sobreviver, se prostitui e vira atriz de filmes pornô. Assim como no livro, a cada temporada vamos descobrindo os erros e os acertos da decisão que a levou a adotar o nome Bruna Surfistinha. E a ganhar a preferência de seus clientes com a convicção do poder de seu corpo e sexualidade. Tanto a série quanto o filme Bruna Surfistinha, estrelado por Débora Secco, foram baseados no livro.

 

CASTLE ROCK
Gênero: Drama (2 temporadas)
Onde assistir: Starzplay (trailer)

A cidade do título, no estado do Maine, sempre foi cenário das histórias de Stephen King, um dos escritores mais populares das últimas décadas. E seus personagens participam desta antologia, com uma história diferente a cada temporada. Na primeira, vamos conhecer o jovem Henry, que foi encontrado preso numa jaula dentro da penitenciária de Shawshank, vista no filme Um Sonho de Liberdade (1994). A história de Henry será o fio condutor para descobrir o mistério de seu rapto, onde a cada episódio surgem mais referências de outras obras de King, como Carrie – A Estranha, À Espera de um Milagre, O Iluminado e Louca Obsessão. Sissy Spacek, por exemplo, que estrelou Carrie em 1976, aparece envelhecida em vários episódios (veja aqui). Assim como Tim Robbins, astro de Um Sonho de Liberdade.

MÁQUINA MORTÍFERA
Gênero: Policial (3 temporadas)
Onde assistir: Globoplay (trailer)

Dupla de policiais que não se bicam, mas acabam forjando uma amizade familiar sempre foi um bom gênero no cinema. Nos anos 80, o roteirista Shane Black (de Predador) criou a química perfeita para o sargento Roger Murtaugh (Danny Glover) e o ex-fuzileiro e atirador de elite Martin Riggs (Mel Gibson), que gerou quatro filmes de sucesso (veja um trailer do primeiro). Já o produtor Matthew Miller (The 100) conseguiu trazer essa química para a TV, com Damon Wayans (Eu, A Patroa e as Crianças) como Murtaugh e Clayne Crawford (Rectify) no papel de Riggs, um policial do Texas que vem para Los Angeles após a morte da esposa. Traumatizado, ele se arrisca muito mais que o necessário para resolver os casos que a dupla investiga. Divertida e cheia de ação, essa adaptação traz ainda um tempero especial: há algo de estranho na morte da esposa de Riggs. Seria uma conspiração?

DESIGNATED SURVIVOR: 60 DAYS
Gênero: Drama político (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Produções da Coreia do Sul, no cinema e na TV, vêm ganhando destaque mundial, especialmente após o sucesso de Parasita. Aqui, a capital Seul é abalada com uma violenta explosão na sede do Congresso, durante evento com o presidente e todos os ministros. O único que não estava no local é o ministro do Meio-Ambiente, Yoon Chang-Kyeong, que havia sido demitido poucas horas antes. Como a demissão não fora concluída, Yoon é o único que pode assumir a presidência do país, em meio a uma disputa entre os partidos e uma situação tensa com a Coreia do Norte. Enquanto investigam o atentado, Yoon tem que manter o governo unido durante 60 dias, prazo para convocar nova eleição presidencial. Adaptação da série estrelada por Kiefer Sutherland entre 2016 e 2018, mais focada na busca pelos responsáveis do atentado, enquanto a versão coreana mescla muito bem a parte política com a investigação, em apenas 16 episódios.

 

AS CANALHAS
Gênero: Comédia (3 temporadas)
Onde assistir: GNT Play (trailer)

Uma das mais criativas antologias do humor brasileiro, baseada no livro “Canalha, Substantivo Feminino”, de Martha Mendonça. Foram três temporadas, cada uma com 13 episódios, produzidas entre 2013 e 2015, mostrando o comportamento de 13 mulheres frente às relações de família, trabalho, escola e no esporte. Se os homens são canalhas nas atitudes, as três temporadas da série tentam apresentar as personagens como o oposto. A série dirigida por Vicente Amorim tem elenco talentoso: Débora Falabella, Mel Lisboa, Zezeh Barbosa, Viviane Pasmanter, Paloma Bernardi e outras que mostram seu lado canalha com profissionalismo.

RIPPER STREET
Gênero: Policial (5 temporadas)
Onde assistir: Looke (trailer)

Um dos mais célebres criminosos da história é o tema dessa produção da BBC: Jack – O Estripador. O que fez a polícia após a onda de crimes que ele cometeu, no final do século 19? Baseada em fatos reais, a série é estrelada pelo inspetor Edmund Reid (Matthew MacFadyen), que não só tenta prevenir outros crimes de Jack mas quer impedir que malucos sigam o mesmo caminho. Como sempre acontece nas produções da BBC, a Londres da Era Vitoriana é um primor visual. Curiosamente, as três primeiras temporadas não foram filmadas lá, mas sim em Dublin (Irlanda). A série foi indicada para vários BAFTAs, que é o Emmy da TV britânica, onde fez enorme sucesso: quando cancelaram, em 2016, houve até abaixo-assinado do público para a BBC. No Brasil, estão disponíveis as duas primeiras temporadas.

OS GOLDBERGS
Gênero: Comédia (7 temporadas)
Onde assistir: Now e Amazon Prime (trailer)

Nada mais convencional do que o cotidiano de uma família suburbana dos Estados Unidos. Mas não é o caso dessa série do ator e produtor Adrian F. Goldberg, que teve a ideia quando localizou dezenas de fitas VHS que ele mesmo gravou quando adolescente. É um divertido retrato da vida nos anos 80, onde o máximo de tecnologia que chegava em casa era a câmera com que ele registrou esses momentos familiares, reproduzidos no final de cada episódio. Exibida inicialmente em 2013 pelo Comedy Central, cada temporada é mais divertida do que a outra.

CRIMINAL
Gênero: Policial (1a Temporada)
Onde assistir: Netflix (trailer)

Esta coprodução entre quatro países (Espanha, França, Alemanha e Reino Unido) é uma das mais criativas antologias recentes no gênero. São quatro séries dramáticas, cada uma com três episódios, mostrando um interrogatório numa delegacia onde o suspeito pode ou não ser culpado. O mais interessante é ver como cada um dos interrogatórios é diferenciado pela língua e pela dramaturgia de cada país. Os 12 episódios são dirigidos e interpretados por talentos dos quatro países, numa produção unificada e rodada em Madri, assinada por Jim Field Smith, que também dirige os episódios britânicos.

MESSIAH
Gênero: Drama (1ª. Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

O que aconteceria se de um ponto distante do planeta, surgisse um jovem dedicado a passar os ensinamentos de Deus? Católico, mulçumano, judeu, budista… será que as pessoas o levariam a sério? Ou os governos do mundo tentariam silenciá-lo, numa bizarra conspiração religiosa? Esta série que começa com um jovem sírio pregando durante uma batalha, depois seguindo para Jerusalém, onde é preso, mas chegando ao Muro das Lamentações para ser visto pelo mundo. A partir daí, torna-se alvo da CIA e do Mossad israelense, especialmente quando reaparece na igreja de uma comunidade do Texas que foi devastada por tornados. Tensões, conspirações e um final de temporada nada convencional.Nos papéis principais, Mehdi Dehbi (ator belga já visto em O Homem Mais Procurado e Invasão a Londres) e a americana Michelle Monahan, que apareceu em Missão Impossível: Efeito Fallout e na série True Detective.

HIS DARK MATERIALS – FRONTEIRAS DO UNIVERSO
Gênero: Suspense (1ª. Temporada)
Onde assistir: HBO (trailer)

Adaptação da trilogia sobre um mundo onde magia e ciência convivem, mas com restrições do Magisterium, instituição opressora que controla a informação e considera quase tudo heresia. O público acompanha a história de Lyra (Dafne Keen), órfã salva por Lorde Asriel (James McAvoy, de X-Men), aventureiro que busca no Polo Norte respostas para a misteriosa partícula conhecida como Pó. O mundo dos dois vai sofrer grandes abalos quando descobrem uma organização que sequestra crianças, entre elas um amigo de Lyra. Com visual que mistura fantasia e a Inglaterra Vitoriana, a série tem oito episódios e prende a atenção até o fim.

DRÁCULA
Gênero: Terror (1ª. Temporada)
Onde assistir: NETFLIX (trailer)

Criado por Bram Stoker há mais de 120 anos, o personagem é um marco no gênero que ganhou várias versões no cinema e na TV. Mas nada se compara ao Drácula que a BBC produziu em 2019, produção dos mesmos roteiristas de Dr. Who e de Sherlock. Mostra a evolução do vampiro, especialmente com a irmã Agatha Helsing, personagem criado para ser oposição ao Drácula do dinamarquês Claes Bang, que lembra um pouco o vigor de Christopher Lee em O Vampiro da Noite (1958). Essa licença poética leva a história a outro patamar, onde o que vale não é o terror ou o medo, mas se ainda nos importamos com o sobrenatural.

ELEMENTARY
Gênero: Suspense (7 temporadas)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

Essa nova versão de Sherlock Holmes, o mais famoso detetive da literatura, criado por Sir Arthur Conan Doyle na Inglaterra Vitoriana, tem a ousadia de trazer o personagem – junto com sua assistente Joan Watson – para a Nova York do século 21. Sim, no lugar de John temos a doutora Joan Watson (Lucy Liu), que foi contratada pelo pai de Sherlock em sua recuperação por abuso de drogas. Ah! Sim, a mudança de Londres para Nova York serviu à ideia de um novo cenário para colocar melhor a ação nos dias atuais. São sete temporadas misteriosamente fantásticas. No papel de Sherlock, o americano Jonny Lee Miller, que foi coadjuvante de Gerard Butler na versão cinematográfica lançada em 2000. Elementar, Joan, simplesmente elementar.

CONTURBADO
Gênero: Suspense (1ª. Temporada)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

Essa produção assinada por Adam Milch (UnREal), que teve apenas uma temporada (2013-14), leva o espectador a um tradicional subúrbio americano, para onde volta o jovem Dany (Avan Jogia, de Shaft) após passar cinco anos preso pelo assassinato de sua tia. Sua volta, claro, provoca reações as mais diversas, especialmente de duas amigas que nunca acreditaram na culpa de Dany. Mas um novo assassinato acontece, e Dany torna-se suspeito novamente. A trama vai se complicando quando os indícios do crime cometido parecem ser forjados, mas a principal dúvida começa a surgir entre as duas amigas. Aos poucos o que poderia ser um crime passional transforma-se numa pequena conspiração, tão eficiente quanto em Pretty Little Lies ou Gossip Girl – a Garota do Blog.

LUTHER
Gênero: Suspense (6 temporadas)
Onde assistir: GLOBOPLAY (trailer)

O cotidiano do detetive John Luther (Idris Elba, de Vingadores: Guerra Infinita) está prestes a virar de ponta-cabeça. Consegue descobrir a próxima vitima de um assassino psicopata, mas perde o criminoso num acidente e é afastado. Ao descobrir uma outra assassina, Luther começa a ser assediado por ela, que chega perto de sua ex-esposa, criando um clima de tensão total. Como construir um caso contra Alice se ela parece sempre estar um passo à frente? Esta 1a. Temporada é muito mais do que a velha relação entre caça e caçador. E as outras cinco, tão instigantes quanto.

 

SIGNAL
Gênero: Ação (1ª. Temporada)
Onde assistir: LOOKE (trailer)

A Coreia do Sul – na moda devido ao sucesso de Parasita – tem sido o palco de várias produções que adaptam séries ocidentais, como Designated Survivor, Life on Mars e agora esta recriação do filme Alta Frequência, de 2000, estrelado por Dennis Quaid e Jim Caviezel. Na série coreana, Park é um jovem policial, triste porque um crime envolvendo o desaparecimento de sua amiga de infância está para prescrever. Numa virada do destino, ele acha um antigo walkie-talkie que pertencia ao detetive que investigou o caso, e estranhamente o aparelho funciona; do outro lado está o detetive, que pode ajudar a resolver a trama. Melhor, Park reúne outros colegas para ajudar. Adaptação tão interessante quanto o filme original.

1 CONTRA TODOS
Gênero: Drama nacional (4 temporadas)
Onde assistir: FOX PLAY (trailer)

Cadu (Julio Andrade) já está sentindo a pressão da chegada de seu segundo filho, quando acontece uma desgraça. A polícia descobre vários pacotes de maconha escondidos em sua casa. Julgado e condenado, Cadu vai cumprir pena sabendo de sua inocência. E dentro da prisão terá que exercitar em seu lado negativo, se quiser sobreviver. Baseada numa história real, a série dirigida por Breno Silveira foi indicada duas vezes ao Emmy Internacional como Melhor Drama e também Melhor Ator.

SMALLVILLE
Gênero: Aventura (10 temporadas)
Onde assistir: AMAZON PRIME (trailer)

A origem do Superman, último sobrevivente da explosão do planeta Krypton, já foi contada inúmeras vezes, no rádio, cinema, televisão e, claro, nos gibis onde o personagem nasceu há mais de 80 anos. Mas foi sua adolescência o foco da série Smallville, que mostra como o jovem Clark Kent (Tom Welling, de Lucifer) foi descobrindo aos poucos seus incríveis poderes. Ao longo de dez temporadas, nasce uma amizade entre Clark e seu futuro nêmese Lex Luthor (Michael Rosembaun), além da evolução amorosa de Lana Lang (Kristen Kreuk), sua primeira namorada, até conhecer Lois Lane (Erica Durance). Uma saga bem contada, com vários personagens dos quadrinhos, e lembrada até hoje como a melhor história da adolescência e juventude do Homem de Aço. 

DEUTSCHLAND – ESPIÃO NOVATO
Gênero: Espionagem (e temporadas)
Onde assistir: MAIS GLOBOSAT PLAY (trailer)

A vida de Martin Rauch (Jonas Nay) vai sofrer um abalo. Nascido e criado na Alemanha Oriental, em 1983, ele está prestes a fazer o serviço militar quando é recrutado pela Stasi, polícia secreta do país comunista. Sua missão é se infiltrar no exército da Alemanha Ocidental para descobrir informações sobre a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Mesmo aceitando o trabalho, Martin sabe que sua inexperiência é uma desvantagem. Uma das raras produções feitas na Alemanha que foi exibida nos Estados Unidos, pelo canal pago Sundance TV.

* PAULO GUSTAVO PEREIRA é jornalista, produtor de vídeo, escritor e crítico de filmes e séries.
COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS: