ABINEE diz que setor eletrônico está adiando investimentos

Nesta terça-feira, a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) divulgou pesquisa realizada junto a seus associados indicando que 66% das empresas do setor eletroeletrônico estão adiando ou não têm intenção de investir este ano. Desse total, 38% não vão investir em 2019, enquanto 28% das entrevistadas estão postergando os investimentos, a maioria porque aguarda a aprovação da Reforma da Previdência.

  Os empresários também estão cautelosos, diz a sondagem, em razão de fatores como a alta carga tributária, a demora na aprovação das demais reformas do governo, as incertezas quanto ao mercado internacional e a indecisão quanto à Lei de Informática, entre outros motivos.

  A pesquisa identificou, entretanto, que 34% das empresas ampliaram os investimentos no primeiro quadrimestre deste ano. Em relação à sondagem anterior, realizada em março, houve piora nos principais indicadores, como nível de emprego e estoque de produtos acabados. Quanto ao emprego, o total de empresas que pretende contratar diminuiu, passando de 19% em março para 16% nesta última pesquisa.

  No que se refere aos estoques, nas últimas duas sondagens da ABINEE, verificou-se elevação de 8 pontos percentuais nas indicações de empresas com estoques acima do normal, atingindo 25% no mês de abril. Porém, mesmo com esse aumento, 70% das empresas indicaram situação de normalidade.

  Por outro lado, no mercado interno aumentaram de 39% para 40% as indicações de crescimento nas vendas e encomendas de março para abril. Também diminuiu o total de empresas que indicaram queda nas vendas, passando de 33% para 30% no período. Mas as vendas e encomendas estão abaixo das expectativas para quase metade (48%) dos empresários. Esse é o pior indicador desde junho do ano passado (49%), período em que ocorreu a greve dos caminhoneiros.

Para ver a pesquisa completa, clique aqui.

FONTE: ABINEE

Temas relacionados:

TCL lança TVs de baixo custo com Inteligência Artificial e Google em português

TVs 8K já têm disputa de preços no mercado americano

WDC atrai integradores para modelo de Automação as a Service

 

5 tendências em mobilidade que os integradores devem prestar atenção    

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram

htbest