Novos TVs vão exibir canais e internet na mesma tela

Uma mudança anunciada pelo Fórum SBTVD, que regula as normas de TV Digital no Brasil, poderá alterar significativamente o modo como as pessoas utilizam seus televisores. O recurso chamado DTV Play, que virá embutido nas próximas linhas de TVs, permitirá unir os conteúdos da TV aberta e da internet na mesma tela, numa interface única.

“O consumidor não perceberá a diferença entre a programação das emissoras e o conteúdo da internet”, explica Leonardo Chaves, coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. “Quem estiver assistindo a uma série na TV aberta em HD, por exemplo, ao final do episódio poderá clicar num ícone e continuar vendo pela internet em 4K (se essa resolução estiver disponível). A transição para o conteúdo via internet será quase imperceptível”.

Segundo Chaves, DTV Play é um middleware, recurso de interatividade que cada fabricante poderá inserir no TV (a opção não será obrigatória). Nos TVs atuais, para entrar num aplicativo de internet é necessário sair do ambiente TV – o que é feito através do sistema operacional instalado no aparelho – e buscar o app no menu de internet. Nos modelos que tiverem DTV Play, esse procedimento será mais rápido e intuitivo.

Ainda de acordo com o executivo do Fórum SBTVD, o middleware terá suporte a padrões de imagem avançados, como HDR (High Dynamic Range), e também áudio imersivo (como Dolby Atmos). Os TVs virão com com a identificação DTV Play e haverá ainda um ícone na tela para ser acionado quando o telespectador quiser fazer a transição.

FONTE: Fórum SBTVD

Temas relacionados:

Como não errar na hora de comprar um TV 4K

TVs TCL com Inteligência Artificial chegam às lojas em março

TVs 4K mais acessíveis vêm com funções para automação e games

Fabricantes desenvolvem TV com algoritmo para anúncios

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram

htbest