Samsung confirma: TVs 8K chegam ao Brasil no primeiro semestre

Por ORLANDO BARROZO, enviado especial

Depois de lançar em alguns países o primeiro TV com resolução 8K (mod. Q900, de 85 polegadas), a Samsung prepara agora o lançamento dessa novidade no mercado brasileiro. Ainda neste primeiro semestre, devem chegar vários tamanhos de TVs QLED trazendo não apenas essa qualidade de imagem, mas também uma série de avanços que a empresa vem aperfeiçoando nos últimos anos.

“8K não é mais uma tendência, é uma realidade”, afirma Guilherme Campos, gerente de produto TV da Samsung, que esteve na CES (foto), no início do mês, acompanhando de perto o lançamento mundial das novas linhas. “Estamos planejando colocar os produtos em vários pontos de venda para que as pessoas possam conferir a diferença de uma imagem 8K. Como líder de mercado há 13 anos, a Samsung faz questão de ser a primeira a trazer essa novidade para o consumidor brasileiro”.

Ainda não estão definidos os tamanhos, mas na CES a Samsung demonstrou TVs QLED de 65”, 75”, 82” e 98” (veja o vídeo). Assim como ocorreu anos atrás com os TVs 4K, a empresa sabe que haverá poucos conteúdos para se assistir em 8K, mas não considera prematuro o lançamento.

“Para o consumidor, a resolução 8K viabiliza o uso de telas grandes até mesmo em pequenos espaços”, explica Campos. “Além disso, nosso novo processador Quantum permite integrar nesses TVs uma série de tecnologias para aumentar a luminosidade e também a qualidade do upscaling” (referência à capacidade dos novos TVs que ampliar a quantidade de pixels para transformar qualquer imagem em 8K).

A resolução UHD 8K trabalha com 7.680 x 4.320 pixels, resultando em 33,1 milhões de pixels, o que representa quatro vezes a quantidade encontrada num TV 4K. A Samsung pretende lançar também mais opções em TVs QLED 4K (veja aqui o teste de um dos modelos atuais), e não deixará de produzir modelos Full-HD, com painel LED, considerando que é grande a quantidade de famílias que ainda não aderiram ao 4K. “Tradicionalmente, a indústria de TVs puxa a evolução dos demais segmentos, como cinema, televisão e internet. Por enquanto, 8K ainda será para poucas pessoas, mas nossos TVs já estarão preparados para esse futuro”, finaliza Campos.

Temas relacionados:

Samsung inicia venda de TVs 8K no mercado internacional
Vídeo: veja as incríveis imagens do PlayStation em 8K
Samsung anuncia TVs com filmes e séries do iTunes
Mercado ainda tem dúvidas sobre introdução do 8K

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest