Novo TV OLED 4K Panasonic vem com Dolby Atmos e Dolby Vision

Por ORLANDO BARROZO, enviado especial

Nesta edição da CES, a Panasonic reservou quase todo o seu grande estande para soluções de mobilidade, casa inteligente, controle de energia e interação homem-máquina. São os focos do grupo a partir deste ano. Para os fãs de TVs da marca, o destaque foi o primeiro TV que já traz embutidos falantes voltados para o teto, acionados por um processador Dolby Atmos.

O modelo é o GZ2000, um OLED 4K de 65” que segue o padrão Panasonic dos últimos anos: processador de vídeo de última geração HCX Pro, sigla que significa “Hollywood Color Experience”, indicando o aval de produtoras de cinema. Mais: esse TV foi apresentado como o primeiro do mundo com suporte aos padrões de vídeo HDR10+ e Dolby Vision, os mais avançados da atualidade, além do padrão HLG para fotos digitais.

A Panasonic apresentou o GZ2000 como “edição profissional” da tecnologia OLED, assinado por Stefan Sonnenfeld, apelidado “Da Vinci dos filmes”. Ele fundou a Company 3, empresa de Hollywood especializada em colorimetria e ajuste de cores para cinema, e trabalhou em produções de sucesso como Mulher Maravilha, Jurassic World e A Bela e a Fera.

Segundo a Panasonic, os avanços obtidos por Sonnenfeld em parâmetros como gama dinâmica (HDR), contraste e luminosidade se aplicam também a conteúdos de televisão, inclusive esportes e shows ao vivo. O novo TV, além disso, é compatível com os dois mais avançados padrões de teste de vídeo da indústria de cinema: CalMAN, da Disney, e ISF (da Imaging Science Foundation).

Quanto ao áudio, o falantes do TV OLED 4K são fornecidos pela Technics, que pertence ao grupo Panasonic. Não foi divulgado o número de drivers, mas a empresa garante que o uso do novíssimo chip JENO, da Technics, atende todos os requisitos da Dolby para o padrão Atmos, sem necessidade de caixas acústicas adicionais.

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest