Novo Xbox One X é o primeiro aparelho com conector HDMI 2.1

A Microsoft anunciou que a nova versão do console Xbox One X, recém-lançada no mercado americano, será compatível com a atualização 2.1 dos conectores HDMI. Essa especificação permitirá no futuro a reprodução de conteúdos em resolução 4K na frequência de 120Hz (atualmente só é possível em 30 e 60Hz), além de 8K60 e até 10K.

Embora ainda não existam TVs nem projetores com esse tipo de conector, o HDMI Forum, entidade que regula as normas do padrão, informou que o lançamento da Microsoft pode abrir novas perspectivas. O novo console é compatível com dois dos principais avanços contidos no HDMI 2.1:

*VRR (Variable Refresh Rate), que ajusta automaticamente a taxa de renovação da tela de acordo com as especificações gráficas do jogo; e

*ALLM (Auto Low Latency Mode), que faz o chaveamento automático do TV para o “modo Game” durante o processamento do sinal, evitando atraso nos comandos (input lag).

Segundo a Microsoft, esses recursos poderão ser ativados nos consoles Xbox One X com uma atualização de firmware. Já com o novo modelo – que nos EUA tem preço sugerido de US$ 499 – o usuário poderá também acessar conteúdos de vídeo 4K sem compressão usando cabos HDMI categoria Ultra High Speed, com taxas de transferência de 48Gbps, três vezes mais alta que a atual.

FONTE: Commercial Integrator

Temas relacionados:

Versão poderosa do Xbox é solução para o Blu-ray 4K?
Cabos HDMI: saiba quando é hora de trocar
Extensores HDMI via IP da MuxLab levam sinal 4K até 100m
Solução em HDMI via IP pode distribuir sinais para milhares de TVs

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram
LINKEDIN

htbest