Samsung promete mais investimento em TVs Quantum Dots

samsung_qd3

Pelo menos nos próximos três anos, a Samsung irá suspender os investimentos na tecnologia de displays orgânicos (OLED) e se concentrar nos chamados QD (Quantum Dots). A informação foi divulgada extraoficialmente na semana passada, mas deve ser confirmada até o final de junho. A empresa prepara um detalhado plano de investimentos nesse tipo de display, que reúne “as vantagens do LCD e do OLED”, nas palavras de Kim Hyeon-seok, presidente da divisão de displays do grupo.

Segundo fontes da empresa, a direção do grupo cobra mais inovação por parte dessa divisão. Mesmo sendo líder no segmento há dez anos consecutivos, os executivos acham que a empresa não vem criando novidades, ao contrário da concorrente LG, que aposta alto na tecnologia OLED. “Chegamos a pensar em também investir em OLED”, diz um alto executivo, “mas desistimos ao constatar que, além do alto custo de produção, esses displays apresentam desgaste com o uso contínuo”.

No plano, que já circula internamente na empresa, a Samsung se propõe a lançar a “nova geração de TVs” que irá dominar no mercado a partir de 2019. Inicialmente denominados QLED, esses displays utilizam a tecnologia de pontos quânticos, elementos que (assim como os OLEDs) têm a capacidade de seu autoiluminar. Por serem inorgânicos, esses elementos teriam maior durabilidade, segundo técnicos da empresa.

“Quando conseguirmos substituir os filtros de cor, esses painéis serrano superiores a todos os outros displays”, disse Kim em entrevista.
FONTE: ET News