IMAX e TCL criam novo padrão para telas de home theater

imaxNum evento realizado na China, a empresa canadense IMAX e a chinesa TCL anunciaram o lançamento de um novo padrão para distribuição de vídeo. O Private Theater Palais, definido como uma “plataforma audiovisual revolucionária”, é o primeiro lançamento da IMAX TCL Home Entertainment, uma parceria entre os dois grupos para disputar o segmento de home theater residencial de alto padrão.

IMAX é famosa por seus sistemas para salas de cinema, tendo introduzido, ainda nos anos 1990, as primeiras telas curvas de grande porte. Já o TCL é hoje o maior grupo eletrônico da China, dono de marcas como RCA, Thomson e Alcatel, além de produzir painéis de TV até para gigantes como Samsung e Sony. Segundo porta-vozes das duas empresas, o projeto vem sendo desenvolvido há dois anos, com a intenção de combinar a tecnologia de projeção da IMAX com os equipamentos da TCL. “Agora, podemos dizer que há uma versão do IMAX para as pessoas terem em casa”, comemorou Richard Gelfond, presidente da empresa canadense.
O lançamento, por enquanto apenas sob encomenda, está sendo feito num hotel da cidade de Shangai, onde os visitantes podem assistir a demonstrações. O sistema ali instalado inclui tela digital de 150 polegadas, com acionamento digital, projetor, amplificadores, caixas acústicas, revestimentos, iluminação e poltronas. Os conteúdos exibidos são trechos de filmes de sucesso em versões adaptadas para o padrão IMAX.
Não foram informados detalhes dos equipamentos utilizados, nem preço. De início, o objetivo é atrair a alta classe média chinesa, que vive atualmente uma euforia de consumo.