TV paga já chega a quase 1 bilhão de residências

O mercado mundial de TV por assinatura ultrapassou no primeiro trimestre de 2015 a marca de 900 milhões de domicílios, atingindo uma penetração de 48% da população mundial. É o que revela o mais recente levantamento da consultoria especializada ABI Research sobre o setor, divulgado na semana passada. A previsão é de que o crescimento seja constante nos próximos cinco anos, especialmente nos países emergentes.

“Até 2017, mais da metade da população mundial terá acesso à TV paga, com 1 bilhão de assinantes”, prevê Jake Saunders, vice-presidente da ABI. A pesquisa indica também que a forte competição dos serviços OTT (Over-The-Top) irá obrigar os provedores de TV por assinatura a ampliar sua gama de serviços para não perder assinantes. Além disso, a chamada ARPU (Average Revenue per User, ou “taxa média de receita por usuário”) tende a cair progressivamente.

Segundo os pesquisadores, a competição é mais intensa nos mercados mais maduros, como América do Norte e Europa Ocidental, onde a penetração da TV paga já chega à faixa de 60% a 80% das residências. Na região denominada “Asia Pacific” (que inclui Japão, Coreia e países próximos, exceto China), os grandes investimentos em banda larga farão aumentar expressivamente a de serviços OTT.

“Essa região será responsável pela maior expansão da TV por assinatura at’e 2020”, calcula Khin Lynn, analista de mercado. “Teremos então no mundo mais de 1,1 bilhão de assinantes, gerando receitas de US$ 307,5 bilhões, sendo US$ 79,4 bilhões somente na Asia-Pacific.”
Fonte: BroadbandTV News