Estúdios prometem filmes Blu-ray 4K já em março

bluray_4k

Depois de estrear oficialmente o formato Blu-ray 4K durante a CES 2016, três dos principais estúdios de Hollywood anunciaram que até março próximo deverão colocar no mercado internacional os primeiros títulos dessa categoria. Sony Pictures, Fox e Warner são, por enquanto, as produtoras que mais apostam no novo formato, prometendo qualidade de imagem quatro vezes mais alta que a dos Blu-rays atuais.

Em acordo com fabricantes como Sony, Samsung e Panasonic, as três empresas exibiram na CES trechos de filmes recentes, e também clássicos do cinema, em versão 4K. A promessa é de que tanto os sucessos atuais quanto produções antigas ganharão versões remasterizadas especificamente para esse padrão; algumas serão codificadas em HDR (High Dynamic Range), processamento que amplia a faixa dinâmica para oferecer imagens mais contrastadas.

A codificação HDR será obrigatória nos players Blu-ray 4K e já está sendo adotada nos TVs top de linha dos principais fabricantes. Também os serviços de streaming, como Netflix e Amazon, estão oferecendo filmes e séries em HDR, mas nesse caso a qualidade da imagem depende da velocidade de banda larga utilizada.

Ainda não há informações sobre o lançamento dos filmes em Blu-ray 4K no Brasil. Veja abaixo os principais títulos prometidos pelos três estúdios (a Fox é a única que confirma a data exata do lançamento internacional: 01 de Março):

Fox – Livre (Wild), Maze Runner: Prova de Fogo, Perdido em Marte (The Martian), As Aventuras de Pi, Kingsman: Serviço Secreto, Exodus: Gods and Kings, Hitman: Agente 47, Quarteto Fantástico (Fantastic 4), X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

Sony – O Espetacular Homem Aranha, Corações de Ferro (Fury), Capitão Philips, Homens de Preto, O Quinto Elemento, Código Da Vinci, Taxi Driver, Drácula de Bram Stoker.

Warner – Lego Movie, Mad Max: A Estrada da Fúria, Terremoto: A Falha de San Andreas, Homem de Aço, Círculo de Fogo (Pacific Rim).

FONTE: Blu-ray Disc Association