Fundada em 1962 no Japão, a Audio-Technica é hoje um dos três maiores fabricantes de microfones e fones de ouvido do mercado mundial. Uma analogia entre ela e a Toyota disputando o mercado com a GM e a VW é perfeita. Tive o privilégio de trabalhar para a empresa e sou fã confesso dos seus produtos. A empresa começou fabricando cápsulas fonográficas, e a partir da década de 1970 iniciou a fabricação de fones de ouvido. O seu modelo over-ear M50, introduzido em 2005, é provavelmente o fone de ouvido profissional mais popular entre os audiófilos.
Com ergonomia in-ear extremamente confortável e estável, principalmente para quem não tem seus ouvidos desenhados por Sir Jonathan Ive, CDO da Apple, o CLR100iS já surpreende ao ser inserido no canal auditivo, com três ponteiras de silicone disponíveis nos tamanhos P, M e G provendo perfeito encaixe e isolamento. De configuração simples, possui falantes de 8,5mm complementados por um microfone e um controle de atendimento de chamadas; reprodução musical compatível com dispositivos Android e IOS, tudo terminando em um plugue estéreo de 3,5mm.
O fone vem acondicionado em uma embalagem tipo blister, com uma seção serrilhada que facilita sua abertura pela parte de trás, sem a necessidade de apunhalá-la com uma tesoura ou faca de cozinha. Infelizmente, esta nova versão não acompanha um disco tipo ioiô que facilitava e protegia o seu armazenamento.
1,2,3, Testando
O fone foi desafiado pelos mais diversos estilos musicais e não decepcionou, indo da New Bossa Nova de Ana Caram ao Heavy Metal do Iron Maiden. O que chamou atenção no CLR100iS foi o fato de um fone de entrada ser capaz de soar com qualidade igual ou superior à de outros fones tipo in-ear até 5 vezes mais caros. E também de poder ser utilizado durante horas em caminhadas ou pedaladas sem se movimentar dentro dos ouvidos nem causar fadiga física ou mental. Alguém curte ter que ajustar os fones constantemente nos ouvidos enquanto treina?
O microfone omnidirecional do CLR100iS gerou um sinal de voz limpo e inteligível, mesmo em locais mais barulhentos. Seu desempenho com os assistentes Siri, Google Assistant e Bixby faz do fone uma interface homem-máquina acessível.
Avaliação
ConfortoPonteiras de silicone macias para ajuste e isolamento perfeitos e que podem ser retiradas para higienização. Pesa tão pouco que nem se nota o uso.
DinâmicaReproduz os diferentes estilos musicais com vigor. Ana e Bruce o aprovariam.
Equilíbrio tonalReproduz graves e agudos sem tirar nem por. Talvez sobra um pouco de médios, mas nada que o desabone.
Palco Sonoro Reproduziu os arquivos binaurais do disco de teste com precisão.
IsolamentoExcelente isolamento. Cuidado porém ao utilizá-lo em ambientes urbanos movimentados.
ConstruçãoCompatível com a sua categoria. Evite puxar o fone pelos falantes.
Veredito
O CLR100iS é um pequeno gigante. Soa muito bem e tem um preço excelente, custa menos que uma pizza premium. Corra para comprar! Corra mesmo. E presenteie os seus amigos também.
Dados técnicos do fone:
- Peso: 3,40 g
- Resposta de frequência: 20Hz-25 kHz
- Impedância: 16 Ohms
- Sensibilidade: 103dB SPL @ 1kHz/1 mW
- Potência maxima: 20mW
- Microfone: condensador omnidirecional
- Resposta de frequência do microfone: 100Hz-10kHz
- Preço Sugerido: R$ 79
- Disponível nas cores preto, branco, verde claro, azul e rosa
Fone testado com:
- Notebook HP Folio com HD SSD
- Interface de áudio Apogee Groove
- Media Center 24, gentilmente cedido pela J River
- Celular Galaxy S9+
- Pono Player
- Iphone 7 plus
- Ana Caram, Rio After Dark, 24/96
- Earth Wind & Fire, All´N´All, 24/96
- Iron Maiden, The Number of The Beast, 24/96
- Jean Michel Jarre, Oxygene Trilogie, 24/48
- Keith Jarret, Koln Concerts, 24/96
- Leonard Bernstein, Symphonic Dances from West Side Story, 24/192
- Vários Artistas, The Chesky Ultimate Headphone Demonstration Disc, 24/192
*Alexandre Algranti é o Chief Headphone Officer do site fonesdeouvido.com.br. Leitores deste blog tem 10% de desconto em qualquer compra no site com o código HT2018.