
Neumann, uma das marcas mais celebradas pelos profissionais de áudio em todo o mundo, está trazendo ao mercado brasileiro suas caixas acústicas da categoria “studio monitor”. São 8 modelos bookshelf e 2 subwoofers projetados originalmente para uso em estúdios de gravação, mas que a empresa pretende agora colocar também nas residências dos brasileiros.
A marca Neumann pertence à alemã Sennheiser, que em 2021 decidiu sair do segmento consumer para se dedicar a soluções profissionais. Isso abriu espaço para a Neumann, marca quase centenária (foi fundada em 1928), que além de caixas acústicas é famosa por seus microfones e fones de ouvido (conheça aqui sua história).
No Brasil, a Neumann agora é distribuída pelo grupo Multi, que recentemente assumiu a representação da Sennheiser no país. Até agora, a comercialização estava a cargo da CMV, distribuidora que foi adquirida pelo Multi mantendo no comando Daniel Reis, fundador e responsável pela empresa.
Toda a equipe da CMV se transferiu para a Multi e, segundo Reis, continuará atuando da mesma forma, com atendimento direto a estúdios de gravação, emissoras, artistas e revendas especializadas. Com fábricas em Manaus, Extrema (MG) e um laboratório na China, a Multi tem uma ampla rede de pontos de venda espalhados pelo país.
A linha de caixas Neumann
As studio monitors da Neumann herdam o refinamento dos fones e microfones da marca, com amplificação própria e especificações de alto padrão. O modelo de entrada é a KH80 DSP, uma bookshelf 2-vias que libera 190W de potência (120W pelo woofer de 4” e 70W pelo tweeter de 1”). Mede apenas 23x19cm e pesa 4.1kg, com pressão sonora medida em 108.8dB.
Já a KH310 (foto acima) é bem maior (38x25cm, 15kg), triamplificada e tem especificações mais avançadas. Seu woofer de 8,25” libera 150W, enquanto mid-range e tweeter liberam 70W cada, totalizando 290W. Segundo o fabricante, a resposta de graves desce até 34Hz (+/-3dB).
A caixa top de linha da Neumann é a KH420, que chega a 122,4dB de SPL e reproduz graves de até 26Hz, informa a empresa. Seu gabinete é construído de uma liga patenteada pela Neumann, chamada LRIM (Low Resonance Integral Molding), capaz de reduzir significativamente as vibrações internas e suas ressonâncias.
Entre os subwoofers da Neumann à venda no Brasil, destaque para o KH750, um sub de nível profissional que cobre a faixa de 18 a 750Hz (+3dB). Na descrição da fabricante alemã, seu falante de 10” tem excursão ultra-longa, chegando a 256W de potência e SPL de 105dB.
Mais detalhes sobre esses e outros produtos podem ser encontrados neste link.
FONTE: Neumann



