
Uma caixa acústica sem fio que já vem com três amplificadores internos e pode fazer streaming de música em alta resolução. Assim pode ser resumida a descrição da Diva Mezza Utopia, novo lançamento da Focal que já está disponível no Brasil, através da distribuidora Audiogene.
Trata-se de um dos projetos mais ambiciosos da fábrica francesa, conhecida pelo refinamento de suas caixas. Trabalhando em conjunto com seus colegas da inglesa Naim Audio (as duas empresas são do mesmo grupo), os engenheiros da Focal desenvolveram uma caixa torre (1,27m de altura, 90kg) que pode ser chamada all-in-one.
500W de potência para salas de até 100m2
Descendente da Diva Utopia lançada em 2024 (veja aqui o teste), que foi a primeira caixa sem fio da Focal, a Diva Mezza vai além de sua antecessora em vários aspectos. Embora o design seja semelhante, é uma caixa maior e, segundo o fabricante, com capacidade de cobrir salas de até 100m2, graças a um novo projeto eletrônico da Naim.
Para começar, a caixa é alimentada por uma fonte dual-stage, que fornece energia para permitir alta dinâmica em todo o espectro de frequência. Além disso, um processador de última geração executa com precisão o gerenciamento da energia que chega aos 6 alto-falantes da Diva Mezza.

No desenho interno do gabinete, há três amplificadores Classe A/B separados e com funções bem definidas: um de 90W para o tweeter (1”) invertido de berílio; um de 130W para o mid-range de 6,5”; e outro de 280W para dar conta dos quatro woofers de 8”. A faixa de frequências especificada para essa caixa é de 25-40.000Hz (+/-3dB).
Esses woofers são montados dois de cada lado do gabinete, em configuração push-pull. Tudo isso somado resulta numa potência total de 500W, um aumento expressivo em relação à Diva Utopia, que liberava 400W. Um novo dissipador de calor, mais potente, foi desenhado para proteger esse conjunto.
Streaming de alta resolução, sem perdas
A Focal Diva Mezza Utopia conta com chip wireless Ultra Wideband (UWB), para comunicação entre as duas unidades num sistema estéreo. Na especificação da Focal, a caixa é compatível com música de alta resolução (24-bit/96kHz) na conexão sem fio, padrão lossless (sem perdas); se quiser, o usuário pode conectar as duas caixas via cabo, o que permite reproduzir até arquivos de 24-bit/192kHz.
O streaming é feito através de uma plataforma própria do fabricante, utilizada em todos os produtos da Naim Audio (veja o vídeo). A Diva Mezza, assim como a Diva Utopia, tem suporte para comunicação via Bluetooth AptX Adaptive, AirPlay 2, Google Cast, Tidal Connect, Spotify Connect, Qobuz Connect e UPnP.
Para conexão das fontes de sinal, a caixa conta com terminais HDMI eARC, óptico TOSLINK, USB 2.0 e RCA (analógico), além de RJ45 (Ethernet).
Calibragem acústica conforme o ambiente
Outro diferencial interessante da nova caixa Focal é o recurso ADAPT (Adaptative Acoustic Personal Tuning), patente da marca francesa para análise acústica de ambientes. Trata-se de um sofisticado algoritmo que configura a reprodução de caixa de acordo com as características da sala e com as preferências do usuário.
O aplicativo Focal&Naim emite, pelo smartphone, sons de teste ao detectar a posição das caixas e do ouvinte no ambiente, até encontrar a melhor calibragem.
A Focal Diva Mezza só será comercializada no Brasil através da rede de revendas autorizadas pela Audiogene. Para mais informações, visite o audiogene.com.br.
FONTE: Focal
