
Primeira fabricante a adotar a tecnologia de minileds em 3 cores (RGB = vermelho+verde+azul), a chinesa Hisense está apresentando na CES 2026 uma nova solução em painéis de TV: minileds com 4 cores!
O modelo 116UXS, de 116”, é a grande atração no estande da empresa em Las Vegas. Representa um passo à frente da 116UX, lançada no Brasil no final de 2025 e, por enquanto, a maior tela à venda no país (veja aqui).
Se nessa TV o painel de backlights é do tipo MiniLED RGB, com leds em 3 cores, na 116UXS os leds trazem uma cor adicional: ciano, que no espectro de cores se situa entre o azul e o verde. A Hisense está chamando esse painel de “RGB evo”, uma denominação que pode causar problemas com a concorrente LG, que há anos adota “evo” em suas TVs OLED.
Segundo a Hisense, essa faixa de cor é aquela em que o olho humano é mais sensível a variações sutis. Por isso, os leds com essas 4 cores primárias reproduzem de forma mais natural as inúmeras tonalidades e as transições entre as cores.
Para essa TV, que ainda não tem data oficial de lançamento, a Hisense desenvolveu o processador Hi-View Engine RGB. Esse chip é especificado com profundidade de cor de 134-bit e até 110% de cobertura do padrão BT.2020, referência mundial na reprodução de cores.
A TV 116UXS exibida na CES tem espessura de 3,98cm e vem com sistema de áudio Opera de Paris, da marca francesa Devialet, com 6.2.2 canais. No evento, a Hisense está exibindo também modelos menores de TVs RGB-Miniled (UR8 e UR9), com especificações mais modestas, em tamanhos de 55” a 100”.
FONTE: Hisense
