Por Paulo Gustavo Pereira*

ÂNGELA DINIZ – ASSASSINADA E CONDENADA (2025)
Gênero: drama (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: HBO Max (trailer)
O caso da socialite mineira Ângela Diniz ocupou o noticiário brasileiro durante os anos 70. Assassinada com quatro tiros pelo próprio marido, o milionário Doca Street, o caso ganhou as manchetes principalmente quando, durante o julgamento, ele alegou que a matou para defender sua própria honra de marido. O caso impulsionou os movimentos feministas brasileiros, lembrado nos últimos anos pelo conhecido podcast Praia dos Ossos. Toda a história levantada pelo podcast foi adaptada para essa produção original, numa excelente produção dirigida por Andrucha Waddington, de Sob Pressão (2017, Globoplay) e Em Casa com os Gil (2022, Prime Video). Fazem parte do elenco Marjorie Estiano como Ângela e Emilio Dantas como Doca Street. É uma excelente oportunidade para conhecer um dos primeiros casos públicos de feminicídio no país, um tema infelizmente tão atual.

AQUELA DOENÇA COM C
(The Big C, 2020-2013)
Gênero: comédia dramática (4 temporadas, 40 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Produção premiada na primeira década deste século, trazendo uma das melhores atuações de Laura Linney, a atriz de Ozark (2017-2020, Netflix). Ela interpreta a Cathy, uma professora do 2º grau que, ao receber um diagnóstico de câncer, reage de forma surpreendente. Em vez de mergulhar numa depressão, ela decide radicalizar suas atitudes em relação ao trabalho, a família e a própria vida. A criadora da série, a atriz e roteirista Darlene Hunt, decidiu mostrar com honestidade e muito humor um tema considerado tabu. É uma série recheada de piadas, mesmo quando registra a complicada relação entre Cathy, sua família e amigos. Uma história muito bem contada, com uma atriz que mereceu o Emmy e o Globo de Ouro pelo trabalho.

COMETERRA
(Cometierra, 2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 7 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Em 2019, a autora argentina Dolores Reyes escreveu uma curiosa história de drama social e realismo fantástico, com o título “A Devoradora de Terra”, tornando-se best-seller em seu país. Esta adaptação narra a história da jovem adolescente Aylin (Lilith Curiel), que durante uma briga na escola descobre possuir um estranho dom. Ao ingerir terra (acidentalmente), ela tem visões de pessoas desaparecidas ou mortas. Uma delas é uma professora dada como desaparecida. Enfrentando seus próprios medos, Aylin acredita que possa fazer a diferença, mesmo tendo que esconder seu dom para não ser acusada de louca. Além do suspense das investigações, cada episódio revela detalhes importantes sobre esse dom, enquanto a história mostra um quadro de violência de gênero e injustiça social nas periferias da América Latina. Quem está na série também é a mexicana Yalitza Aparicio, indicada ao Oscar por Roma (2018, Netflix), que faz a professora desaparecida.

VAGA-LUMES
(Fireflies, 2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Esta é uma série sobrenatural diferente, produzida em Israel, com trama tensa que mistura realismo e surrealismo. Uma chuva torrencial atinge uma pequena cidade próximo ao deserto da Judeia. E a água acaba revelando uma grande quantidade de minas terrestres montadas durante as guerras do Oriente Médio nos anos 60. Dikla, a chefe da polícia local, encontra Mimi, uma perita em desativar minas, a quem conhece desde a adolescência, embora tenham tomado rumos diferentes em suas vidas. A principal discussão entre as duas é sobre casos de pessoas na região que estão entrando em combustão espontânea. Será que isso tem relação com as minas terrestres? Ou seria um fenômeno sobrenatural que ambas vivenciaram quando jovens? E as duas deixariam as diferenças de lado para resolver esse mistério? O mistério da tal combustão espontânea pode revelar algo muito mais inflamável sobre o passado das duas personagens.

DUAS COVAS
(Dos Tumbas, 2025)
Gênero: drama (1 temporada, 3 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Excelente minissérie sobre um drama comum nos últimos anos na Espanha: o assassinato de jovens, especialmente mulheres. O roteiro não é baseado num caso específico, mas é comovente pela narrativa tensa e em vários momentos violenta. A cidade de Frigiliana, ao sul da costa espanhola, vive um momento de dor e perplexidade com o misterioso desaparecimento das jovens Veronica e Marta. Dois anos após o início das investigações, nada de novo foi descoberto, e a polícia arquiva o caso. Isabel, avó de Veronica, não desiste de tentar descobrir o que aconteceu com a neta e a amiga dela. Então se une a Rafael, pai de Marta, e o que parecia mais um desaparecimento se transforma em algo sombrio. Eles descobrem festas secretas, incluindo drogas e exploração de jovens, com o possível envolvimento de figuras poderosas da cidade. Com apenas três episódios, a produção é envolvente especialmente por suas reviravoltas, além de provocar questionamentos sobre a prática da justiça pelas próprias mãos. Destaque para o trabalho da atriz espanhola Kiti Mánver, como a incisiva Isabel, e de Álvaro Morte (Rafael), que esteve em Casa de Papel (2017, Netflix).


