Resumo:
1.Ficou mais fácil encontrar os conteúdos que você procura
2.As TVs agora “conversam” com os usuários
3.Ajustes de imagem e som são feitos por algoritmos
4.Além da voz, você pode controlar a TV também por gestos

A geração de TVs lançada este ano – e que está à venda nas promoções da Black Friday – aderiu de vez à Inteligência Artificial. Alguns modelos trazem até recursos de IA Generativa, “conversando” com o usuário, que pode falar frases mais detalhadas e até controlar a TV com gestos das mãos.
A verdade é que a qualidade de imagem das TVs das quatro principais marcas (Samsung, TCL, LG e Hisense) é muito similar. Com exceção das OLED, que realmente estão num nível superior, porém mais caras, a maioria dos modelos premium está num padrão de qualidade bem próximo.

Por isso, há uma corrida dos fabricantes para equipar suas TVs com o máximo possível de funções “inteligentes”. Com processadores de última geração, elas conseguem façanhas como:
*Agilizar a navegação pelos aplicativos, facilitando encontrar os conteúdos que você quer assistir
*Ajustar brilho e contraste em tempo real, conforme o tipo de cena e a luminosidade do ambiente
*Aumentar o som dos diálogos naquelas cenas com muitos efeitos sonoros, ou quando há muito ruído no ambiente
*Transformar imagens comuns, originalmente em Full-HD ou resolução inferior, para algo bem próximo do 4K (ou até 8K)

Importante: algumas marcas vêm anunciando assistentes de IA Generativa em suas TVs, como Microsoft Copilot e Google Gemini, mas por enquanto isso não está disponível no Brasil. Quando forem lançados oficialmente, esses recursos exigirão atualização de firmware.
De qualquer forma, juntando as inovações acima com a facilidade dos assistentes virtuais, o usuário tem a sua disposição muito mais possibilidades de explorar toda a tecnologia embarcada nas TVs 2025. Confira abaixo um guia com as inovações de IA nas principais marcas:
SAMSUNG
As TVs identificadas como “Vision AI” permitem:
*Ajustar automaticamente a nitidez das imagens em movimento, reduzindo rastros e borrões;
*Remasterização HDR, que processa imagens convencionais para simular a reprodução próxima do HDR verdadeiro (mais brilho, cores mais intensas e melhor detalhamento)

*Companion, um tipo de chat em que o usuário pode fazer perguntas variadas e a TV responde na tela
*Pet Care, serviço de monitoramento de pets para quando o usuário está fora de casa
*Áudio 3D, que permite ouvir o som da TV com efeitos espaciais (exclusivo para quem usa fones Galaxy Buds)
Veja mais detalhes sobre as TVs Samsung 2025
LG

O controle remoto Smart Magic traz a tecla AI, que permite:
*AI Chatbot, recurso para interação com o usuário, que pode tirar dúvidas técnicas sobre o funcionamento da TV.
*Concierge não é propriamente novidade (foi lançado em 2024), mas na versão 25 está mais ágil nas respostas às buscas com base no histórico do usuário.
*Wizard, recurso aprimorado para definição de padrões de som e imagem conforme as preferências e os hábitos do usuário.
*Remasterização de voz é como a LG chama o recurso de realçar os diálogos nas cenas muito barulhentas dos filmes
Veja mais detalhes sobre as TVs LG 2025
TCL E HISENSE

As duas marcas chinesas utilizam o sistema operacional Google TV, que depende das inovações introduzidas pelo Google. Há a promessa (feita ainda no início de 2025) de incluir o assistente Gemini de IA Generativa, mas isso só deverá acontecer em 2026.
Para quem é fã dos serviços Google, a vantagem das TVs TCL e Hisense é a maior facilidade de integração com o sistema de buscas, o assistente de voz e o Google Meet, por exemplo. Também por isso, as duas fabricantes vêm investindo mais em novos tipos de painel e no processamento mais preciso das imagens. Confira nos links TCL e Hisense.
© HT & CASA DIGITAL. Todos os direitos reservados

