Por Paulo Gustavo Pereira*

A ÚLTIMA FRONTEIRA
(The Last Frontier, 2025)
Gênero: policial (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Ação e tensão de sobra nesta aventura policial que se passa em meio ao gelo do Alaska. Na pequena cidade de Homer, cai um avião transportando prisioneiros, sendo que alguns deles conseguem escapar. Quem tem de encontrá-los é o delegado federal Frank Remnick (Jason Clarke). Só que um dos fugitivos em especial está sendo procurado pelo FBI: trata-se de um ex-agente da CIA que parece estar sempre dois passos à frente de seus captores. Chega então a agente especial Sidney (Haley Bennett), de quem o delegado desconfia. Suspense high-tech com a assinatura de Jon Bokenkamp, responsável por sucessos como A Lista Negra (2013-2023, Netflix) e Chamada de Emergência (2013, Apple TV+). Haley Bennett esteve em A Garota do Trem (2016, Apple TV+), e Jason Clarke se destacou em A Hora Mais Escura (2012, Prime Video) e Oppenheimer (2023, Apple TV+).

VENTOS SOMBRIOS
(Dark Winds, 2022-25)
Gênero: faroeste (3 temporadas, 20 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Produção assinada pelo recém-falecido Robert Redford e por George R.R.Martin, autor da saga Game of Thrones, esta é uma série envolvente que se passa numa reserva indígena que se estende entre os estados de Arizona e Novo México. É a mesma região onde o grande John Ford costumava rodar obras primas do gênero. A ação é situada nos anos 1970, quando ocorre um duplo assassinato dentro da reserva da tribo Navajo. O chefe da Polícia Tribal, Joe Leaphorn, é obrigado a passar o caso para o FBI, mas ao mesmo tempo recebe a informação de que um jovem delegado virá trabalhar com ele. O interesse do FBI é um assalto ocorrido na região, onde os bandidos usaram um helicóptero para fugir em direção à Reserva. Mas pode haver uma conexão entre o duplo assassinato e a rota de fuga dos ladrões. Ambos os policiais são de origem Navaja e, na investigação, terão que questionar suas próprias crenças espirituais. A série é uma adaptação das novelas policiais de Tony Hillerman, dos anos 80, com o diferencial de ser uma investigação policial narrada sob o ponto de vista dos nativos. É uma excelente trama de ação e suspense, que mistura crenças dos índios com o momento político dos anos 70. Zahn McClarnon, que faz o policial Leaphorn, se destacou em Westworld (2016, Prime Video).

PARALLEL ME (2025)
Gênero: comédia romântica (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Aqui, uma série alemã que mergulha com humor na fantasia das diferentes escolhas que podemos fazer para ter um destino melhor. A executiva Toni é demitida por telefone e sua carreira de sucesso, assim como sua vida pessoal, chega ao fundo do poço. Quase em desespero, ela conhece Ariadne, uma jovem com ar divino e uma energia que Toni nunca viu em outra pessoa. Ariadne lhe dá de presente um cachecol com poderes mágicos, que abre as portas de outros universos para que ela possa conhecer e explorar diversas vidas paralelas criadas a partir de suas decisões. Bem-humorada e positivista, a série coloca a personagem num dilema: qual será o caminho da felicidade? Lembra comédias como De Caso com o Acaso (1998, Prime Video) e Um Homem de Família (2000, Prime Video).

A RAINHA DOS GOLPES
(Keonpideonseu Maen, 2025)
Gênero: policial (1 temporada, 12 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Boa sugestão para quem se liga em tramas mafiosas – no caso, a máfia coreana. Muita ação e reviravoltas na história de um trio (Myung, James e a bela Yoon) que planeja golpes contra criminosos que roubaram pessoas inocentes, como se fossem uma versão moderna de Robin Hood. Tudo vai bem até baterem de frente com Ray Bang, líder do crime organizado que se disfarça numa entidade filantrópica de fachada. Ele manda espancar brutalmente James, e os outros dois bolam um plano de vingança. A série poderia ser definida como uma bela mistura de Truque de Mestre (2013, Netflix) com As Panteras (2020, Prime Video). Bem-humorada e com elenco bem entrosado, cada episódio reserva uma surpresa, que faz o espectador ficar mais atento ao próximo golpe.

CHAD POWERS (2025)
Gênero: comédia (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Com a popularização do futebol americano no Brasil, eis uma boa dica para quem gosta desse esporte. Inspirado no filme Uma Babá Quase Perfeita (1993, Disney+), onde Robin Williams se transforma numa senhora para poder tomar conta dos filhos, o jogador Russ Holliday cria um personagem chamado Chad Powers. Após cometer uma falha num jogo importante, ele teve de interromper sua carreira. Mas não se conforma com isso e, buscando ganhar a posição de quarterback num time universitário, produz um disfarce e se apresenta como Powers. Não vai ser fácil porque, mesmo com uma fantástica habilidade atlética, ele precisa evitar esforços que possam denunciar seu disfarce. Mas decide arriscar tudo para conseguir o reconhecimento, mesmo que apelando para a farsa. É uma produção bem-humorada como o filme que lhe serviu de inspiração, especialmente nas cenas em que o disfarce pode ser descoberto. O protagonista Glen Powell já foi visto em Top Gun: Maverick (2022, Paramount+) e Assassino por Acaso (2024, Apple TV+).

