Por Paulo Gustavo Pereira*
ANGELA (2024)
Gênero: suspense (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Nos primeiros cinco minutos dessa série produzida em Bilbao, Espanha, você conhece a família de Angela (Verónica Sánchez), uma ex-arquiteta que decidiu abandonar a carreira para se dedicar à família. Ela, sua filhas Maya (Maya Zaitegi) e Irati (Sua Diéz) e o marido Gonzalo (Daniel Grao), retornam de um passeio de barco, contentes pelo dia passado no mar. O panorama muda quando chegam em casa, e Gonzalo começa a questionar o comportamento de Angela, insinuando que ela está mentindo. Esse é o primeiro sinal de que a relação entre eles não é das melhores, piorando a cada minuto do episódio. A escalada, uma mescla de violência física com psicológica, aumenta quando Angela descobre que o marido tem um plano de vingança, após uma denúncia anônima de violência doméstica. O que o espectador vai acompanhar não é apenas a deterioração da relação entre os dois, mas uma trama sinistra para desmoralizar Angela, questionando sua sanidade mental. A história parece feita por um fã de Alfred Hitchcock, por acrescentar elementos de suspense e tensão a uma trama de relacionamento tóxico. É adaptada de uma minissérie britânica de 2021, Angela Black, com Joanne Froggatt, de Downton Abbey. É uma história impactante ao lidar com um tema atual, de forma que parece tirada das manchetes dos jornais.
BALLARD (2025)
Gênero: policial (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Michael Connelly desistiu da publicidade para escrever romances policiais nos anos 90. Foi de sua dedicação que nasceu o detetive Harry Bosch, encarnado por Titus Welliver nas séries Bosch e Bosch – O Legado (Prime Video). Agora é a vez da investigadora Renée Ballard sair das páginas escritas por Connelly. Renée era uma detetive importante em Los Angeles, mas um incidente a transferiu para a área de Arquivo Morto, onde terá que resolver um caso de assassinato envolvendo a irmã de um vereador. No caminho, ela cruza o com um esquema de corrupção dentro da polícia. É uma excelente série sobre investigação, com uma personagem carismática. A havaiana Maggie Q, que já estrelou o filme A Profissional (2021, Paramount+), com Michael Keaton. Curiosidade: Renée é amiga de Harry Bosch, que ela conheceu no último episódio de Bosch – O Legado.
ESTADO DE FÚRIA
(Furia, 2025)
Gênero: comédia (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: HBO Max (trailer)
O espanhol Pedro Almodóvar, com o filme Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1998, Apple TV+), revelou seu talento para construir personagens diferentes em histórias aparentemente comuns. É o que vemos nessa produção assinada por Félix Sabroso, que parece ter bebido na fonte criativa de Almodóvar. A série apresenta cinco mulheres que, aparentemente, não têm relação entre si. Só que todas enfrentam ou enfrentaram situações extremas ligadas a extorsão, opressão e manipulação. Seus destinos serão entrelaçados, desencadeando um efeito borboleta que as levará a um momento de catarse compartilhada. Por mais que sejam situações comuns, a série mostra como podem ser extremas as reações das protagonistas quando confrontadas com essa aparente simplicidade. Não é Almodóvar, mas diverte como os trabalhos do grande cineasta espanhol.
SOB A ESCURIDÃO DO SOL
(Under The Dark Sun, 2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Não se deve acreditar em pesquisas, mas quando uma série estreia e já entra nos Top Ten é sinal de que você precisa assistir. É o caso dessa produção original francesa que tem suspense e mistério para te deixar grudado na tela até o último episódio. É a história da jovem mãe solteira Alba, que sai da Espanha para fugir de uma relação violenta que estava pondo em perigo a vida de seu filho Leo. Ela consegue emprego numa fazenda de flores, na região da Provence, e por um tempo sua vida segue sem grandes problemas. Até que Arnaud, dono da fazenda, é encontrado morto. Uma testemunha afirma ter visto Alba sair do lugar, colocando-a como a principal suspeita. E a polícia descobre que Alba está no testamento do falecido. A partir daí, ela luta para provar sua inocência, ao mesmo tempo em que enfrenta os outros herdeiros da fazenda. Uma trama intensa e com vários caminhos falsos, onde nada é o que parece. Destaque no elenco para uma das grandes damas do cinema francês, Isabelle Adjani (que esteve recentemente no filme As Ladras, também no Netflix), esbanjando beleza em seus 70 anos.
DEXTER: RESSURREIÇÃO
(Dexter: Ressurrection, 2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
A mão esquerda de Deus está de volta, trazendo seu bizarro desejo de livrar o mundo de psicopatas piores do que ele mesmo. Dexter Morgan saiu de seu exilio forçado e está indo a Nova York para tentar salvar o filho, que leva jeito de ser um futuro assassino de psicopatas! Essa história é uma continuação da série Dexter – Sangue Novo (2021, Paramount+), que mostrava o que Dexter fez após simular sua morte e escapar da prisão, quando descobriram suas atividades extracurriculares em Miami. O personagem foi criado na literatura de suspense policial por Jeff Lindsay, em 2004, para dois anos depois se transformar num sucesso de audiência, dando a Michael C. Hall o Globo de Ouro. O desafio de Dexter nessa nova empreitada não é apenas localizar e salvar o filho. Mas enfrentar uma assassina profissional interpretada por Uma Thurman, de Kill Bill (2003, Globoplay), que também está na cidade para uma missão sangrenta. O cruzamento dessas duas figuras ligadas torna essa nova série obrigatória para quem gosta da Mão Esquerda de Deus.
OBJETOS CORTANTES
(Sharp Objects, 2018)
Gênero: suspense (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: HBO Max (trailer)
Adaptar um livro de sucesso, desde E o Vento Levou (1939), de Margareth Mitchell, vem sendo comum no cinema. E agora também no streaming, graças ao êxito de produções como Sex and The City (1998, HBO), adaptação do best-seller de Candace Bushnell. É o caso de Sharp Objects, do livro de Gillian Flynn, sucesso na TV americana, sendo indicado a 8 Emmys, incluindo Melhor Minissérie. Na história, a repórter Camille Preaker volta à sua cidade natal para investigar o assassinato de duas adolescentes. A situação é tensa, porque Camille acabou de passar uma temporada numa clínica de reabilitação e agora será obrigada a reencontrar a mãe (Patricia Clarkson, que ganhou o Globo de Ouro por esse papel). As duas não se falam há anos, e a relação entre elas nunca foi das melhores desde a adolescência de Camille. Para piorar, ela conhece sua meia-irmã Amma, de 13 anos, que tem uma estranha relação com a própria cidade. Além do drama familiar, a investigação do assassinato vai revelar algo chocante. No papel principal, a ótima Amy Adams, de A Chegada (2016, Max) e Animais Noturnos (2016, Prime Video).