Faz tempo que a falta de espaço deixou de ser desculpa para não investir em conforto e praticidade. Hoje, até uma TV de 75 polegadas pode ficar escondida!
Claro, tudo depende de uma boa instalação e de saber escolher os produtos. Para quem tem pouco espaço em casa, listamos 7 itens à venda no mercado – em várias faixas de preço – que atendem a várias necessidades dos dias atuais. Confira:
1.TV embutida no móvel
Um dos lançamentos mais originais dos últimos anos foi este lift embutido no móvel, da marca gaúcha Like Pi Domótica, ideal para esconder TVs de até 75”. Com um toque no controle remoto, o lift sobe suavemente para exibir a tela; ao desligar, a estrutura desce e o móvel até pode ser usado para outras finalidades. Veja aqui os detalhes.
2.Subwoofer embaixo do sofá
O ProfileSub, da marca inglesa Gallo Acoustics, foi pensado exatamente para quem quer economizar espaço. É um subwoofer comum, para reforço dos graves nos filmes e em música, mas seu design permite instalação embaixo do sofá (como na foto) ou de qualquer móvel, tanto na horizontal quanto na vertical. Veja mais.
3.Caixa acústica invisível
Você olha na parede ou no teto e não vê nada, mas ouve os sons nitidamente. Esse é o “milagre” das caixas acústicas ultrafinas, como as da série Invisible, da marca americana Sonance (este vídeo explica como). Invisíveis mesmo: a montagem é delicada, com os falantes da caixa voltados para dentro. Ideal para instalação em paredes de gesso, madeira ou drywall. Procure aqui.
4.Projetor a laser, que parece TV
Esta não é exatamente uma sugestão para pequenos espaços, mas para ambientes de luxo, onde se busca combinar design e altíssima qualidade de imagem. A italiana SIM2, especialista em projetores com design refinado, criou o “Laser Display”, um projetor (mod. xTV 4K HDR) que equivale a uma TV de 120 polegadas. Com lente de ultra curta distância, o aparelho pode ficar a poucos centímetros da tela, economizando bastante espaço. Quer saber mais detalhes? Clique aqui.
5.Subwoofer escondido no teto
Parece estranho embutir no teto uma caixa grande e pesada como um subwoofer. Mas a AAT encontrou uma solução que muitos projetistas vêm adotando. Seu modelo CS1-C1 foi pensado para “sumir” no ambiente, embora produza graves profundos (de 30 a 150Hz). Pode ficar suspenso ou embutido na própria laje. Detalhe: é passivo, ou seja, exige amplificação externa. Confira aqui.
6.TV dentro do espelho
Conhece a TV Espelho (Mirror TV)? Trata-se de uma película eletrificada que é montada entre duas placas de vidro ultratransparente. O sinal de vídeo é transmitido através de sensores na película: desligando o sinal, o vidro automaticamente se transforma num espelho comum. Uma das marcas mais tradicionais é a DualScreen (confira).
7.Tela de projeção retrátil
Esse tipo de tela vem enrolado dentro de uma estrutura metálica que é embutida no forro de gesso. Possui um motor interno e sensores que sobem ou descem a tela a partir de um toque no controle remoto. Muitas residências estão instalando telas retráteis sobre a TV: para ver filmes à noite, desce a tela; durante o dia, usa-se a TV, como nas fotos. Um dos principais fabricantes nacionais é a gaúcha Gaia (confira).
© HT & CASA DIGITAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS