Novo levantamento da consultoria americana Counterpoint mostra que, no primeiro trimestre deste ano, as marcas chinesas conquistaram um bom espaço no mercado mundial de TVs de tela grande. O aumento foi de 44% nas vendas e de 35% no faturamento, comparado com o mesmo período de 2024.
As duas marcas que aparecem com mais destaque na pesquisa são TCL e Hisense, que vêm investindo pesado em TVs acima de 75 polegadas. Pelos dados analisados, ambas mais do que duplicaram suas entregas aos varejistas ao longo do ano passado.
O estudo aponta ainda que a coreana Samsung continua liderando o mercado, como vem fazendo há quase 20 anos, mas agora com uma vantagem menor. O principal vetor desse crescimento está no próprio mercado interno chinês, diz o diretor de pesquisas da Counterpoint, Bob O’Brien: “Os consumidores chineses estão comprando avidamente TVs maiores, mais caras e com melhores tecnologias”.
Veja um comparativo entre TVs OLED e MiniLED
Somando o aumento das vendas em outros territórios, TCL e Hisense cresceram 87% e 74%, respectivamente, na comparação Y/Y (ano a ano) com o primeiro trimestre de 2024. A TCL subiu seu market-share mundial de 13% para 19%, enquanto a Hisense passou de 14% para 20%.
Uma das explicações, segundo O’Brien, é que os fabricantes chineses decidiram concentrar esforços na tecnologia de painéis MiniLED, uma evolução do LED convencional, enquanto as coreanas LG e Samsung se concentraram nos painéis orgânicos (OLED). “Os consumidores acabam tendo que optar entre uma TV MiniLED de tela grande e uma OLED menor, em faixas de preço similares”, diz o executivo.
Para ver detalhes da pesquisa, clique aqui. Para ver a evolução das vendas de TVs no mercado brasileiro, este é o link.
FONTE: Counterpoint
Veja outros posts relacionados:
Conheça as tecnologias que chegam com as novas TVs TCL
Hisense lançar novas linhas de TVs e promete crescer no Brasil