Por Paulo Gustavo Pereira*

CIDADE DE SOMBRAS
(Ciudad de Sombras, 2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
O corpo carbonizado de um importante empresário de Barcelona aparece pendurado em um dos prédios construídos pelo grande artista espanhol Gaudí. Dois policiais, Milo e Rebecca, são incumbidos da investigação em meio a uma crise política na cidade. Milo se desentendeu com seu chefe, criando um atrito só amenizado pela interferência de uma amiga. Na sequência, outro empresário é morto das mesmas circunstâncias: queimado num prédio de Gaudí. Para Milo e Rebecca, os crimes em nada parecem fruto de um assassino psicopata. Eles descobrem uma relação direta com o crescimento de Barcelona, após a cidade sediar os Jogos Olímpicos em 1992. Uma trama de primeira linha, com tensão em todos os episódios, ilustrados com imagens da reconstrução da cidade. A atriz Verónica Echeghi, que faz Rebecca, faleceu logo após as filmagens.

O CAVALEIRO DOS SETE REINOS
(A Knight of the Seven Kingdoms, 2026)
Gênero: épico (1 temporada, 7 episódios)
Onde assistir: HBO Max (trailer)
Segunda série baseada na obra de George R.R. Martin, o criador do fenômeno Game of Thrones. Essa nova produção não discute as questões políticas de Westeros, o reino imaginado por Martin, mas foca a história num cavaleiro e seu escudeiro. Sir Dunk – O Alto quer se transformar num honrado cavaleiro, com a ajuda de Egg. Para isso, ele precisa vencer um importante torneio. Só que há uma trama política nos bastidores da competição, com segredos obscuros do reino governado pelos Targaryen, a família dos dragões. Além da violência estilizada, marca registrada da franquia original, a nova série tem episódios mais curtos, pouco mais de 30 minutos. Perfeita para saciar a fome dos fãs que aguardam a nova temporada de Casa do Dragão.

VANISHED (2026)
Gênero: suspense (1 temporada, 4 episódios)
Onde assistir: MGM+ (trailer)
Kaley Cuoco está se revelando uma atriz dramática tão eficiente quanto sua personagem em The Big Bang Theory (HBO Max). Após fazer uma aeromoça internacional envolvida num assassinato em A Comissária de Bordo (2022, HBO), agora ela é a arqueóloga Alice, de férias em Paris com seu namorando Tom. Ela acabou de ser contratada como professora na Universidade Princeton, e ele trabalha numa ONG de combate à fome. Os dois tomam um trem para Arles, no sul da França, quando Tom desaparece sem deixar nenhum vestígio. Após vasculhar o trem, Alice volta a Paris e procura a polícia, mas esta só pode investigar após 48 horas. Verificando uma câmera que o namorado deixou, Alice descobre algo perturbador que pode explicar por que ele desapareceu, mas também colocar sua vida em risco. Uma boa trama de mistério, com surpresas no final de cada episódio, criando a divertida tensão até chegar ao final.

THE RAIN MAKER (2026)
Gênero: drama de tribunal (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Universal+ (trailer)
John Grisham é um dos grandes autores de dramas jurídicos, com várias de suas obras transformadas em filmes. Curiosamente, poucas delas acabaram sendo transformadas em séries, como O Cliente (1996) e A Firma (2012). Este “O Homem que Fazia Chover” virou um ótimo filme de Francis Coppola em 1997, e agora chega ao streaming. É a história de Rudy, jovem e talentoso advogado que arruma emprego numa pequena firma chefiada por Jocelyn, sempre à procura de trabalhos mais lucrativos. Para ela, caso bom é aquele que faz chover dinheiro, como indica o título do livro. Rudy traz o caso de uma senhora que quer processar um hospital por ter negligenciado seu filho doente, que acabou morrendo. Além das questões corporativas, com o hospital oferecendo um acordo qualquer para calar a mãe em busca de justiça, a questão envolve um assassino psicopata. Um drama jurídico, com boa dose de suspense. Para quem tiver curiosidade, outros livros de Grisham disponíveis no streaming são A Firma (1993, Prime Video), O Dossiê Pelicano (1993, HBO) e O Cliente (1994, Disney+), Tempo de Matar (1996, Disney+) e O Júri (2003, Disney+).

BÁRBAROS (Barbaren, 2020-2022)
Gênero: épico (2 temporadas, 12 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
A grande batalha da Floresta de Teutoburgo, ocorrida no século 9 DC, é o cenário para essa produção histórica feita na Alemanha. De um lado, as forças do Império Romano que ocuparam grande parte da Germânia; do outro, as tribos germânicas revoltadas com a ocupação dos romanos. A trama gira em torno de Arminius, jovem oficial romano de origens germânicas, e dois membros importantes das tribos, Thusnelda e Folkwin. Os três dividem a ideia de uma Germânia sem a opressão romana, enquanto tentam entender seus próprios sentimentos de amor e lealdade. É uma das maiores produções históricas já feitas na Alemanha, com cenas de batalhas fortes e intensas tramas políticas.

