
Desde a última 4a feira, está aberta no site da Anatel uma consulta pública sobre a implantação da TV 3.0 no país. Segundo a Agência, o objetivo é colher contribuições dos diversos setores da sociedade sobre como devem ser distribuídas as faixas de frequência para os novos canais de TV aberta.
Durante 45 dias, especialistas, empresas e entidades do setor, além de usuários finais, poderão usar o espaço da consulta para apresentar sugestões.
No comunicado da consulta, a Anatel explica que as conrtibuições ajudarão a definir as faixas de frequência a serem utilizadas para os novos canais, o que é essencial para o planejamento das emissoras.
Experiência do usuário com a TV 3.0
Ainda dentro dos preparativos para a TV 3.0, a SET (Sociedade de Engenharia de Televisão) anunciou esta semana a criação de um Grupo de Trabalho para repensar a experiência de usuário no novo padrão (GT UX). Segundo a entidade, que participou ativamente dos estudos para criação do DTV+, a experiência do usuário será fundamental para o sucesso do novo padrão.
O GT UX, que fará sua primeira reunião no próximo dia 20, pretende debater a fundo os aspectos de interatividade, acessibilidade e engajamento do público. “Hoje, as pessoas escolhem como, quando e em qual tela querem consumir conteúdo”, diz Luana Bravo, diretora da SET. A reunião será aberta ao público.
Segundo ela, o GT UX será composto por especialistas do mercado para propor soluções que coloquem o usuário no centro da inovação. “O setor atravessa uma transição tecnológica e comportamental sem precedentes, impulsionada pela convergência entre televisão, internet e plataformas digitais, base da TV 3.0”, acrescenta Luana.
Para participar da consulta pública da Anatel, clique aqui
FONTE: Tela Viva
Veja também:
Emissoras e governo definem como será financiada a TV 3.0
Copa 2026 acelera a chegada da TV 3.0 ao Brasil
