
Evento mais aguardado deste ano, a Copa do Mundo da FIFA deverá marcar mais alguns avanços tecnológicos importantes. Como vem acontecendo a cada quatro anos, o evento serve de palco para a introdução de inovações que anos depois chegam ao mercado, como será desta vez o caso da TV 3.0.
Desta vez, a FIFA anunciou vários acordos operacionais com parceiros e patrocinadores que permitirão adotar recursos de Inteligência Artificial, tanto nas transmissões (via TV e internet) quanto na operação dentro do estádios. A Copa este ano será a primeira disputada em três países (EUA, México e Canadá) e com 48 seleções, totalizando 104 partidas em 40 dias, de 11/06 a 19/07.
Uma das parcerias é com a Lenovo, fabricante de computadores que desenvolveu o assistente de IA Generativa Football AI Pro. Essa ferramenta será repassada a todas as 48 seleções, permitindo processar milhões de dados em formatos de texto, vídeo, gráficos e formatos 3D.
Segundo a empresa taiwanesa, os treinadores de cada seleção e seus auxiliares poderão analisar dados sobre seus jogadores e sobre as equipes adversárias em tempo real. A ferramenta permite criar videoclipes e avatares para examinar o desempenho e tomar decisões até mesmo durante os jogos.
O assistente Football AI Pro também será útil na arbitragem das partidas da Copa. Segundo a FIFA, serão criados avatares 3D para aperfeiçoar o sistema de impedimento semiautomático; o sistema permitirá capturar com precisão todas as partes do corpo de cada jogador, e o público poderá ver essas imagens na TV e nos telões instalados nos estádios.
FONTE: SET
Veja também:
Copa 2026 acelera a chegada da TV 3.0 no Brasil
Confira nosso Guia Prático das TVs com Inteligência Artificial
Governo quer adaptadores para TV 3.0 funcionar com as TVs atuais



