Por Paulo Gustavo Pereira*

VERDADE OCULTA
(The Lowdown, 2025)
Gênero: comédia (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Lee Raybon (Ethan Hawke) é um jornalista independente, que vive de reportagens sobre crimes e conspirações para sustentar sua vida e sua filha. Quer dizer, ele tenta fazer isso, mas como narcisista que é, seu ego sempre o coloca em confusão, especialmente quando tentar descobrir os podres que rondam os poderosos da cidade. Sua última investida é tentar descobrir o responsável pela morte de um dos membros da família mais poderosa da cidade, os Washberg, que teria cometido suicídio. Lee descobre uma pista importante, mas passa a ser perseguido por dois supremacistas brancos. É uma bem dosada sátira sobre ego e poder, com interpretação fantástica de Hawke, que vale toda a temporada. Prepare-se para surpresas e revelações que vão mudar o rumo da história e nem o protagonista vai acreditar! Bem-humorada criação de Sterlin Harjo, responsável pela também divertida Reservation Dogs (Disney+).

CUSTE O QUE CUSTAR
(Run Away, 2025)
Gênero: (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
A obra de Harlan Coben tem sido matéria prima para vários sucessos do streaming, desde a estreia de Safe (2018). Seu mais recente texto mostra a agonia de Simon, um pai de família desesperado para recuperar a filha Paige, que saiu de casa e começou a se drogar. Quando Simon a reencontra numa praça, e ela foge, ele briga com Aaron, o namorado dela. A briga viraliza na internet, mostrando Simon como uma pessoa violenta. Tudo piora quando Aaron é encontrado morto, o que coloca Simon como principal suspeito. Se você acha que a história está complicada, é porque Harlan Coben vai transformá-la num pesadelo! Ingrid, esposa de Simon, é alvejada num tiroteio, dois assassinos profissionais eliminam alvos próximos a Paige e surge uma seita de fanáticos religiosos na trama. Como em toda boa história criada por Coben, nada é o que parece, e os principais suspeitos são uma eficiente cortina de fumaça para encobrir a verdadeira trama. James Nesbitt, que faz Simon, esteve em O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos (2014, Apple TV+). Outras adaptações de obras de Harlan Coben: A Grande Ilusão (2024) e Não Fale com Estranhos (2020), ambas no Netflix.

ALL HER FAULT (2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Numa boa adaptação de uma história de suspense, o leitor que acompanha passo a passo o crime não pode ficar passivo. Ele tem que “sentir” o que os personagens estão sentindo. É o que acontece nessa produção adaptada do livro homônimo de Andrea Mara, publicado em 2021. O pesadelo de Marissa começa quando ela vai pegar o filho Milo na casa de um colega de escola e descobre que o lugar não é a casa do garoto. Seguem-se a frustração, o desespero e a confrontação com a realidade: Milo sumiu, possivelmente raptado. Os episódios mostram fatos do passado que podem ter relação com o caso. É uma história em que tudo leva a crer que não existem inocentes, e as revelações apontam para uma intrincada teia de motivos que levaram ao crime. Além da história bem costurada, a direção tira do elenco qualquer emoção supérflua, num drama real e assustador cujo título pode ter vários significados além de “A Culpa é Toda Dela”. A australiana Sarah Snook, que faz Marissa, já esteve em Sucession (2018-2023, HBO Max).

PROJETO PROMETHEUS
(Prometey, 2024)
Gênero: ficção científica (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Looke (trailer)
Os russos têm produzido uma boa safra de séries de ficção-científica e mistério, deixando de lado a filosofia da antiga União Soviética para fazer conteúdos diferentes como esse. A história começa com o desembarque de um voo em Moscou. Um dos passageiros vai até uma cabine telefônica e liga para casa. Quem atente é sua filha, que fica surpresa pela ligação, já que seu pai havia desaparecido com outros passageiros num voo em 1998. A história se passa em 2023. A confusão das datas é proposital. O que teria acontecido com aquele voo de 25 anos atrás? E onde estariam a tripulação e os passageiros? A situação fica ainda mais tensa quando o avião é encontrado no interior do país, e sem nenhum vestígio do que aconteceu com os passageiros. Melhor não revelar mais detalhes, pois a série navega entre a ficção e o sobrenatural, deixando cada episódio mais perto de uma assustadora revelação. É uma dessas agradáveis surpresas para quem gosta de séries de mistério, conspiração e, claro, ficção-científica.

DELE & DELA
(His & Hers, 2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
A jornalista britânica Alice Feeney decidiu se dedicar a histórias de suspense, daquelas que fariam Agatha Christie sentir orgulho. Seu primeiro sucesso, “Às Vezes Minto” (2017), a incentivou a criar mais histórias com final sempre surpreende. É o caso dessa adaptação, sobre um assassinato numa pequena cidade inglesa, transposto para o subúrbio de Atlanta (EUA). É lá que vamos conhecer Anna Andrews, apresentadora de telejornal que, afastada do trabalho por um drama pessoal, volta à ativa para cobrir um assassinato em sua cidade natal. Ela reencontra pessoas de seu passado, incluindo o ex-marido, detetive encarregado da investigação. O que o espectador vai descobrindo a cada episódio são os detalhes de um crime no passado, com violentas repercussões nos dias de hoje. Não é uma história de “quem matou”, mas sobre por que os corpos estão aparecendo e qual a relação dos crimes com o casal. Importante: não se contente com a primeira solução. A principal é muito mais assustadora e emocionante!

