
Num prenúncio de como será o ano no segmento de TVs, a Samsung apresentou na CES 2026, que acontece esta semana em Las Vegas, sua maior TV já fabricada: o modelo Micro RGB R95H exibe imponentes 130 polegadas na diagonal.
Um dos produtos mais admirados nesta edição da CES, essa TV faz parte da nova linha Micro RGB, que utiliza leds microscópicos para iluminar seu painel LCD interno. Orgulhoso, o vice-presidente da divisão de Displays da Samsung, Hun Lee, apresentou a TV como símbolo de “display premium, uma tecnologia para a nova geração”.
Embora possam causar certa confusão com os painéis MicroLED lançados pela Samsung em 2020, e hoje usados mais em espaços comerciais (veja aqui), essas novas TVs partem de um conceito diferente. Os microleds que compõem seu backlight não são iguais aos dos painéis MicroLED, que não possuem backlight; emitem a própria luz e, por isso, são comparados com os OLED.
Nas TVs Micro RGB, leds minúsculos (até 100X menores que os leds comuns) fornecem luminosidade mais intensa e uniforme para gerar as imagens no painel LCD. Cada led possui três segmentos – vermelho, verde e azul – e é comandado por um processador criado especialmente para essa finalidade, que a Samsung chama Micro RGB AI Engine Pro.
Esse super processador gerencia cada microled individualmente, liberando a quantidade de luz necessária a cada quadro da imagem. Funciona em conjunto com um processador de cores (Color Booster Pro) e um processador HDR, também desenhados para trabalhar sobre a enorme quantidade de leds do painel.
As especificações divulgadas pela Samsung são as mais impressionantes desta CES, com 100% de aproveitamento da gama de cores BT.2020, padrão atual da indústria. E a precisão na reprodução de cores é certificada pela VDE, da Alemanha, respeitado laboratório de análises de imagem.
Além disso, a gigante Micro RGB traz a tecnologia Glare-free da Samsung, uma camada anti-reflexo que torna a tela menos brilhante sem prejudicar as cores e a profundidade da imagem.
Duas outras inovações da Samsung estão presentes nessa TV: HDR10+ Advanced, novo upgrade no processamento de imagens que este ano deve aparecer nas TVs premium da marca; e Eclipsa, novo padrão de áudio desenvolvido em parceria com a Google e anunciado na CES 2025 (aqui, os detalhes), que agora chega de fato ao consumidor.
A Samsung ainda não definiu em quais países irá lançar a TV de 130” nem sua faixa de preço.
FONTE: Samsung



