
Um cabo para conexão de caixas acústicas deve ser neutro e preciso para transmitir fielmente toda a riqueza dinâmica da música. Foi com esse objetivo que a Audioquest desenvolveu a linha Rocket, agora disponível no Brasil através da Som Maior.
O Rocket 11 é o modelo de entrada dessa linha, mas na comparação como similares de preço mais alto, vem recebendo intensos elogios. A prestigiada revista inglesa What HiFi, por exemplo, escreveu que “a Audioquest teve extremo cuidado com a qualidade dos condutores do Rocket 11, para aprimorar a performance e reduzir qualquer interferência que possa degradar o som”.
De fato, o Rocket 11 exibe características particulares que permitem entender a razão de tantos elogios. Trata-se de um cabo full-range flexível que tanto pode ser usado em configuração simples quanto em bicablagem.

Um de seus segredos está na construção chamada Semi-Solid Concentric, em que os fios internos mantêm posição fixa. Como é sabido, grande parte das distorções observadas em sistemas de áudio advém das interações entre os fios, que nos cabos comuns são móveis.
Outra inovação da Audioquest na linha Rocket é o tipo de cobre utilizado na fabricação dos cabos. LGC (Long-Grain Copper) é um cobre com menos componentes óxidos do que, por exemplo, os conhecidos OFHC (Oxygen-Free High-Conductivity). Sua granulação é mais suave, gerando maior pureza e, consequentemente, melhor performance.
A Audioquest aperfeiçoou seus condutores também no quesito indutância. Essa propriedade – que pode ser definida como resistência às variações de corrente que atenua as altas frequências – precisa ser devidamente controlada em um cabo.

Num cabo comum, com condutores paralelos, a indutância é tipicamente alta, ocasionando perdas de determinadas frequências e até desperdício de energia. Na linha Rocket, são dois condutores independentes em metade do cabo, trançados entre si, numa geometria chamada Double Low-Indutance. O resultado é maior clareza e suavidade nas transições entre graves e agudos.
Dotado de terminais “espada” ou “banana”, o cabo Rocket 11 foi desenhado também de forma a facilitar a instalação, com os terminais direito e esquerdo devidamente identificados. Isso é ideal em sistemas bicabeados, onde se pode trafegar separadamente as frequências altas e baixas.
A sinalização da Audioquest também indica qual terminal vai para o amplificador e qual para a caixa acústica, algo que não é comum no mercado.
Dessa forma, pode-se afirmar que o cabo Audioquest Rocket 11 otimiza a performance de qualquer conjunto de caixas, garantindo uma transmissão de sinal precisa e estável durante toda a reprodução.




