Nossa equipe visita residências em várias partes do país para descobrir os melhores projetos de Home Theater e Casa Inteligente. A ideia é sempre trazer soluções inovadoras, que possam ser replicadas em outros ambientes e sirvam de inspiração para quem está fazendo o seu projeto.
Entre as centenas de casas e/ou apartamentos que já visitamos, selecionamos agora alguns onde os projetistas tiveram de usar a criatividade. Às vezes, a geometria da sala não ajuda, ou o morador (ou seu arquiteto) prefere dar prioridade à decoração, deixando a tecnologia em segundo plano.
É nessas horas que os integradores precisam usar toda a sua expertise para encontrar a solução que combine tecnologia com estética e conforto. Veja a seguir 7 ideias criativas que descobrimos e que você também pode ter em sua casa, adequando ao seu estilo de vida:
1.A TV QUE FLUTUA NO AR

Aqui, o problema é instalar a TV de 65”, com tela muito fina, num local onde não havia parede nem caberia um móvel. A solução foi encomendar um painel de acrílico transparente, com um suporte específico para essa TV. Para compor o layout, as 3 caixas acústicas (direita, esquerda e central) foram instaladas no teto, alinhadas com o painel acrílico. E essas caixas são reclináveis, ou seja, os sons podem ser direcionados para quem está no sofá.
2.CAIXAS QUE DESCEM DO TETO

O problema neste apartamento em Porto Alegre era o pé-direito muito alto. Os moradores não queriam caixas acústicas no chão nem móvel ocupando muito espaço. Escolheram cores claras justamente para preservar o visual discreto. Caiu literalmente do céu a sugestão de utilizar caixas bem compactas penduradas no teto através de cabos ultrafinos. Com boa dispersão, elas espalham os sons de maneira uniforme por todo o ambiente.
3.TV COMO QUADRO NA PAREDE

Fã de pintura e fotografia, o proprietário deste apartamento não teve dúvidas quando descobriu as TVs que vêm com moldura imitando obras de arte. Como esta QLED de 65”, acabou resolvendo duas necessidades: quando não está vendo seus filmes e séries favoritos, a TV permanece ligada exibindo gravuras ou fotos selecionadas numa playlist.
4.TV EMBUTIDA NO TETO

Nesta cobertura em Balneário Camboriú (SC), uma das suítes não tinha espaço para uma TV. A saída criativa foi utilizar um flap, acessório embutido no forro e que pode abrigar TVs de até 75”. Note que a sanca de gesso tem largura suficiente para acomodar a estrutura metálica do flap e os cabos de conexão. A um toque do controle remoto, a peça se abre para exibir a tela.
5.CAIXAS NUM ESPAÇO SOB MEDIDA

Você não vai encontrar esse tipo de caixa acústica em qualquer ambiente. Trata-se de um modelo americano, da marca Wisdom Audio, do tipo planar. Com mais de 2m de altura, dispersa os sons de maneira homogênea pelo ambiente. Mas precisa ser instalada no lugar certo, como aqui, discretamente.
6.A TV QUE É UM ESPELHO
As chamadas TVs Espelho (Mirror TVs) vêm se tornando comuns em projetos mais sofisticados porque podem mudar completamente o ambiente. São feitas com vidros semitransparentes que recebem por trás uma camada de material eletrificado. Quando desligada, enxerga-se o vidro como um espelho comum; ligando a TV, acendem-se as luzes traseiras (backlight). Esse circuito é ligado a uma fonte de sinal (um receptor de streaming, por exemplo) que exibe a imagem.
7.O TRILHO QUE LEVA A TV
Difícil pensar numa solução mais prática quando se tem apenas uma TV para atender mais de um ambiente. O trilho à direita na foto foi montado na laje para sustentar uma TV de 85”, que pesa cerca de 70kg. Comando pelo controle remoto, ele se movimenta para a direita ou a esquerda, conforme a necessidade de cada momento. Ideal, por exemplo, para espaços gourmet ou salões como esse.
© HT & CASA DIGITAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS