Por Paulo Gustavo Pereira*
DESOBEDIENTES
(Wayward, 2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 8 episódios)
(trailer)
Como boa trama psicológica, nada é o que parece neste roteiro de Mae Martin, que também dirige e atua aqui. Mudar para uma cidade do interior para começar uma nova vida parecia ser o sonho do policial Alex e sua companheira Laura. Aos poucos, esse sonho de tranquilidade vai se desfazendo quando Alex se depara com um adolescente que fugiu de um colégio interno. Especializado em cuidar de jovens com problemas de comportamento social, ali é um centro educacional comandado por uma mulher poderosa, que tem métodos educacionais muito estranhos. A fuga do garoto não é a primeira, chamando a atenção de Alex para investigar a fundo o que há por trás dos portões da suposta entidade educacional. Será que está mexendo em algo que não deve? Destaque para Toni Collette como a diretora do colégio, num papel tão sinistro como no filme Hereditário (2018, Apple TV+).
HOUSE OF GUINNESS (2025)
Gênero: drama histórico (1 temporada, 8 episódios)
(trailer)
Você pode não ser muito chegado em cerveja, mas certamente gostará de conhecer a história de uma das mais antigas e mais conhecidas cervejarias do mundo, a irlandesa Guinness. Só para se ter uma ideia, ela vende cerca de 10 milhões de copos por dia ao redor do mundo. A série é baseada num texto de Ivana Lowell, descendente da família Guinness original, que fundou a empresa em 1759! sobre os acontecimentos relacionados a morte de Sir Benjamin Guinness, o fundador da lendária cervejaria. O clima entre os quatro herdeiros muda radicalmente quando participam da leitura do testamento e descobrem, para surpresa geral, que Sir Benjamin tinha outros planos. Com ótimas fotografia e reconstituição de época, a série é produzida por quem entende daquele período histórico, Steven Knight, responsável pela cultuada Peaky Blinders (Netflix, 2013-2022).
MONSTRO – A HISTÓRIA DE ED GEIN
(Monster – The Ed Gein Story, 2022-2025)
Gênero: suspense (3 temporadas, 28 episódios)
(trailer)
Mais uma temporada da antologia Monstro, criada por Ryan Murphy sobre personagens reais que cometeram crimes bárbaros na história dos EUA. A 1ª Temporada abordou a vida do assassino serial Jeffrey Dahmer, que ficou conhecido como “o canibal americano”. Na 2ª, o roteiro era centrado nos irmãos Lyle e Erick Menendez, que assassinaram os próprios pais (ambas também estão no Netflix). Agora é a vez do público conhecer Ed Gein, apelidado “O Açougueiro de Plainfield”. Nos anos 1950, Gein foi responsável pelo assassinato de duas mulheres, além de violar túmulos para roubar os corpos e utilizá-los para confeccionar roupas, troféus e outros itens de decoração. Gein foi preso e morreu numa instituição para pessoas insanas em 1984. A série é um mergulho na mente assustadora de um psicopata, com uma sutil licença poética para carregar nas cores do seu drama pessoal. O personagem é interpretado por Charlie Hunnan, de Filhos da Anarquia (2008, Disney+). Gein ainda ganhou uma biografia nos anos 50, que serviu de inspiração para Joseph Stefano criar o clássico Psicose (1960), dirigido por Alfred Hitchcock.
ANIMAL (2025)
Gênero: comédia (1 temporada, 9 episódios)
(trailer)
Esta minissérie é ótima pedida para quem é ligado em pets, especialmente cães. Narra a história do Dr. Anton, antigo veterinário da região de Santiago de Compostela, na Espanha, conhecido por ser ranzinza e mal-humorado. Ele detesta quando um cliente diz que seu animal tem algo porque viu na internet… Bem, o mau humor só aumenta, porque as fazendas da região enfrentam uma crise econômica. Anton acaba aceitando uma proposta de sua sobrinha Uxía para assumir o posto de veterinário numa grande rede de petshop. E, claro, só se mete em confusão com os clientes, produzindo momentos engraçadíssimos. Aliás, a dinâmica entre Anton e Uxía é o ponto alto dessa série espanhola. Com o belo cenário da Galícia, é um programa que diverte e emociona.