Não é qualquer empresa que consegue se manter mais de 50 anos no concorrido mercado de áudio high-end, sob a fama de vender as caixas acústicas mais caras do mundo!
Mas é exatamente isso que a Wilson Audio vem fazendo, e cada vez com mais eficiência, desde 1974, quando David Wilson – que nem é engenheiro, mas químico de formação – fundou a empresa ao lado da esposa, Sheryl Lee.
Essa marca que virou ícone para os amantes do áudio de alta performance está chegando ao Brasil pelas mãos da distribuidora Audiogene, que já tem em seu portifólio outras marcas voltadas a esse público, como Focal e Sonus Faber.
A partir de sua sede na Baía de San Francisco, o casal Wilson transformou o que era um hobby num negócio lucrativo, totalmente sustentado na produção artesanal de caixas acústicas. Com apenas 47 funcionários, a Wilson Audio possui hoje fábrica em Provo (Utah), onde constrói todas as suas caixas por encomenda, com um nível de detalhamento único na indústria.

Para se ter uma ideia desse processo (mais detalhes abaixo), o revolucionário modelo WAMM Master Chronosonic (foto), lançado em 2016, é vendido nos EUA pela pechincha de US$ 944.000!!! E a caixa mais barata da marca, a bookshelf TuneTot, sai por US$ 12.000.
Se é verdade o que diz o mestre Robert Harley, editor da The Absolute Sound (“nem todo produto mais caro tem melhor qualidade”), também não se deve esquecer que o próprio Harley define a Wilson Audio como “o máximo em design de caixas acústicas”.
David Wilson faleceu em 2018, mas deixou as diretrizes e a reputação de sua empresa para o filho Daryl, atual CEO. Abaixo, alguns aspectos de seu trabalho que, para muitos audiófilos, justificam o alto custo dos produtos Wilson Audio:
Domínio do tempo – O objetivo é que os sons de todos os falantes cheguem simultaneamente aos ouvidos, com diferenças de no máximo microssegundos.
Macro e microdinâmica – Preservação absoluta, e sem fadiga, da resolução musical, tanto nas passagens com altas variações de volume ou com vários instrumentos tocando juntos, quanto nas sutilezas de um solo de piano, violino ou mesmo a respiração do cantor.

Gabinete modular e ajustável – A arquitetura da Wilson é única, com módulos empilhados e recuos calculados milimetricamente para alinhar as respostas.
Além disso, as caixas Wilson Audio primam pelo uso de materiais especialmente concebidos para garantir densidade, rigidez e amortecimento ideais em cada nível de vibração dos falantes. Todos os componentes são produzidos em Provo, segundo a empresa, com rígidas tolerâncias e coerência em pares, visando a máxima longevidade dos produtos.
Esses cuidados e as ideias geniais de David Wilson resultaram em inovações como WASP (Wilson Audio Setup Procedure), um esquema de instalação que precisa ser seguido à risca por todos os revendedores dispostos a trabalhar com a marca. Esse conceito une geometria, cálculos acústicos do ambiente e escuta guiada (voz, cordas e piano), para maximizar a resolução e a dinâmica musical. David achava que instalação, ajuste e demonstração fazem parte do produto.
Nessa sua introdução ao público brasileiro, a Wilson Audio traz os seguintes modelos de caixas:

Sabrina X – Modelo compacto (96cm) da marca, esta é uma caixa toda feita em liga metálica patenteada pela Wilson Audio, considerada “imbatível” em rigidez, inércia e amortecimento.

Alexia V – Nesse imponente projeto, foi usada uma inédita gama de metais em todo o trajeto do sinal, incluindo alumínio aerospacial e conectores em ouro.

Chronosonic XVX – Torre de 187cm inspirada na clássica WAMM Master, com nova geometria de seus 4 falantes, que utilizam a liga metálica Alnico (alumínio, níquel e cobalto).
Sasha V – Derivada da XVX, mas menor (114cm), o destaque aqui é o tweeter de fibra de carbono CST, combinado com um midrange de 7” e dois woofers de 8”.

WATT/Puppy – Apresentada pela primeira vez em 1994, essa caixa de 105cm e 72kg permaneceu anos como referência de performance high-end. Em 2024, surgiu a nova versão que, segundo seu filho Daryl, era um sonho que David não teve recursos para produzir enquanto ainda atuava na empresa.
Em evento no próximo dia 22, a Audiogene promete apresentar toda a linha Wilson Audio aos seus revendedores, com palestras técnicas e demonstrações guiadas.