Quem está de fora não pode ver, mas neste apartamento de cobertura em São Paulo pode estar acontecendo uma grande festa, com música em alto volume, que o som não chega à vizinhança. Nem mesmo para os outros apartamentos do edifício.
Isso é resultado de um minucioso projeto acústico, que envolveu os dois andares da cobertura, incluindo a área externa (com piscina). O proprietário, que mora sozinho e adora dar festas para os amigos, não quis correr o risco de multas nem de reclamações dos vizinhos: contratou uma empresa altamente especializada para projetar e instalar soluções acústicas de primeira linha.
“As festas ali chegam a gerar volumes da ordem de 110dB”, diz Raquel Rossato, vice-presidente da Giner, empresa fundada em 1998 pelo engenheiro e consultor José Carlos Giner, que realiza projetos acústicos para empresas e residências. “Utilizamos diversos tipos de materiais e, após muitos testes no local, conseguimos isolar acusticamente o apartamento”.
Pisos flutuantes, paredes duplas e software de simulação
A análise inicial dos dois andares concluiu que para isolamento completo seria necessário revestir todos os ambientes da cobertura – pisos, tetos e paredes. Para cada caso, a Giner desenvolveu soluções como piso flutuante, paredes e esquadrias duplas, além de isolar também o fosso do elevador.
“Temos um software de simulação que calcula como preencher cada ambiente e quantos decibels podem passar para os outros cômodos”, explica Raquel, que é engenheira acústica. “Com base no volume do espaço, o software indica a pressão sonora máxima e o desempenho acústico das lajes, paredes etc”.
Esses cálculos definiram a necessidade de várias camadas de gesso, com densidades variáveis, nos forros de teto. Já nos pisos, a primeira providência foi retirar o acabamento existente, deixando o contra-piso liso e sem saliências. Em seguida, calcula-se a carga que vai sobre o piso, incluindo móveis e a quantidade prevista de pessoas que, numa festa por exemplo, estarão pulando e dançando.
Até a escadas do prédio foram isoladas acusticamente
“Como as festas são a atividade preferida do cliente, foi contratado um ‘DJ residente’ que nos ajudou na execução do projeto”, conta Raquel. “Precisávamos saber que nível de pressão sonora seria atingido nesses eventos, para definir os materiais acústicos em cada ponto. Até as escadas entre os dois andares da cobertura tiveram que ser isoladas”.
Nas paredes, um problema comum em residências é a vibração quando se tem som em volume muito alto. A solução da Giner foi aplicar material antivibrático em todos os cômodos, revestindo depois as paredes com acabamentos da escolha do cliente, diz a engenheira Raquel. “Todos os materiais acústicos que usamos ficam ocultos, com painéis absorventes de tecido e ‘armadilhas de graves’ (bass traps) nos cantos”.
Outra preocupação foi com portas e janelas. Nas divisórias entre os cômodos, foram instaladas portas de correr adicionais, dobrando assim a vedação. E, além dos caixilhos instalados pela construtora no lado externo do prédio, a Giner projeto e instalou outros, de material acústico, nas partes internas.
Vidro especial, para atender as normas técnicas
Finalmente, o grande desafio foi realizar o fechamento completo da área externa da cobertura, que também é usada durante as festas. Segundo Raquel, nesses casos a Giner tem por norma obedecer a Lei de Zoneamento, que em São Paulo é muito rígida nos Jardins, bairro onde fica o prédio. Para edificações que produzem ruídos, segue a Norma BNR-10152, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
“Foi usado um vidro especialmente dimensionado para o local, com espessura e vedações calculadas em conjunto com as esquadrias”, conta ela. “O vidro é retrátil, pode ser aberto quando não há produção de ruído”.
Na noite de estreia da cobertura, o proprietário contratou show com o DJ Alok, que animou a festa até alta madrugada. “Até hoje não tivemos nenhuma reclamação dos vizinhos”, diz a engenheira Raquel. “Casos como esse provam como é importante considerar a acústica dos ambientes desde a concepção arquitetônica. Isso eleva a experiência dos usuários e garante respeito ao entorno”.
SERVIÇO: Giner Projetos Acústicos – (11) 3868-2359