De telas de LED gigantes em estádios a complexos sistemas de projeção e som em eventos corporativos, o mundo audiovisual depende do suporte técnico e dos serviços de reparo.
A aquisição de tecnologia audiovisual não termina com a entrega do equipamento. Embora seja possível minimizar problemas usando componentes eletrônicos de qualidade, os sistemas audiovisuais atuais estão cada vez mais complexos. Uma falha pode comprometer todo um evento.
Os problemas mais comuns em telas de LED incluem leds queimados, circuitos integrados danificados, fontes de energia e placas receptoras defeituosas, além de danos por impacto. Embora existam diferenças entre os equipamentos de eventos e os de instalação fixa, ambos exigem suporte técnico especializado.
Qualidade dos equipamentos e rapidez no reparo: dois fatores essenciais
Mesmo limpando o pó ou protegendo os módulos, a eficiência depende em grande medida da qualidade dos componentes eletrônicos usados desde o início.
Um evento ao vivo não pode esperar dias por um reparo. A capacidade de resposta técnica pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma instalação. Em um cenário onde a sustentabilidade ganha protagonismo, o reparo se torna uma alternativa estratégica frente à substituição.
A troca de módulos, a atualização de firmware ou a correção de falhas pontuais podem prolongar a vida útil do equipamento e reduzir o impacto ambiental, além de representar uma economia significativa.
Investir em um equipamento de qualidade também significa garantir que, se algo falhar, haverá alguém para resolver com rapidez e conhecimento. Porque o sucesso de qualquer projeto audiovisual não se mede apenas pelo que se vê e se ouve… mas por tudo o que funciona nos bastidores para que isso seja possível.
(c) AVIXA
* Condensado de artigo sobre a InfoComm América Latina, que será realizada na Cidade do México de 22 a 24 de Outubro. Para ler o original na íntegra, clique aqui.