Por Paulo Gustavo Pereira*
TEACUP (2024)
Gênero: ficção científica (1 temporadas, 8 episódios)
Onde assistir: Globoplay (trailer)
Imagine uma pequena comunidade do interior onde a criação animal é a base da economia local, e bem cuidada pela melhor veterinária da região. Agora, imagine que numa noite as pessoas descobrem que o lugar está isolado por uma estranha força de energia! Tudo fica ainda mais estranho quando surge um fugitivo de outro planeta, perseguido por uma horda de caçadores alienígenas. Toda essa trama sem respostas fáceis veio da mente criativa de Robert McCammon, autor do livro “Stinger”, publicado em 1988. Ao longo dos episódios, ficamos sabendo que o fugitivo pode transferir sua mente para o corpo de um humano, criando uma camuflagem perfeita. Além do suspense criado pela trama principal, a série bebe na fonte do clássico O Enigma de Outro Mundo (1982, Apple TV+), ao colocar a paranoia como elemento narrativo da história. A protagonista, a australiana Yvonne Strahovski, esteve em O Conto da Aia (2017-2025, Prime Video) e em duas temporadas de Dexter (2012, Paramount+).
WANDINHA
(Wednesday, 2022-2025)
Gênero: comédia de suspense (2 temporadas, 16 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Wandinha (Jenna Ortega), a filha mais velha da Família Addams, está de volta à Escola Nunca Mais, agora encarando uma nova personagem. Depois de enfrentar uma criatura das trevas na 1ª Temporada, surge agora Agnes (Evie Templeton), que se considera sua fã número 1. Mas o desafio de Wandinha é sair dos holofotes, uma vez que ela nunca quis ser a salvadora de nada. Infelizmente para ela, uma criatura saída do cemitério vai deixar as aulas bem mais assustadoras, do jeito que Wandinha gosta. Destaque na temporada para a participação especial de Christopher Lloyd, o professor Doc Brown de De Volta para o Futuro (Apple TV+), numa clara referência à série animada Futurama (1999, Disney+). A produção é de Tim Burton, de Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice (2024, HBO Max) e Edward Mãos de Tesoura (1990, Disney+).
NCIS: TONY & ZIVA
(2025)
Gênero: policial (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Este é mais um spinoff da franquia que é uma das mais longevas da televisão (começou em 2003). Retoma a história após a suposta morte da agente Ziva, quando Tony deixou a equipe NCIS para criar sua filha. Anos depois, descobre-se que ela não morreu e irá completar uma última missão antes de se reunir com Tony e sua filha em Paris. Lá, a empresa de Tony é atacada e eles precisam fugir pela Europa. Muita ação, suspense, conspirações e até romance bem-humorado, no espírito de Sr. e Sra. Smith (2005, Disney+), só que menos violento. Tem excelentes cenas de luta, perseguições em alta velocidade e um vilão desconhecido responsável por toda a dor de cabeça desses ex-agentes do NCIS. Nos papéis principais, Michael Weatherly e a chilena Cote de Pablo, que já estiveram em outras séries da franquia.
POLARIS: CONSPIRAÇÃO POLÍTICA
(Tempest, 2025)
Gênero: suspense político (X temporadas, X episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Uma nova excelente produção que vem da Coreia, com ótimo elenco e uma trama repleta de ação e reviravoltas. Após o assassinato de um candidato à presidência, sua viúva Seo, que fez carreira como diplomata, decide concorrer no lugar do falecido. Secretamente, ela começa a investigar o crime, desconfiando que vai muito além de um ataque isolado. Para ajudar em sua busca, Seo conta com o agente Baek, que trabalha como seu guarda-costas. Juntos, eles mergulham em uma conspiração política repleta de mistérios e perigos. No papel de Seo está uma das grandes estrelas do cinema e da TV coreanos, Jun Ji-hyun, que esteve na cultuada série Kingdom (2020, Netflix), sobre zumbis atacando no século 14, e no filme sobre a saga, Kingdom – Reino de Ashin do Norte (2021, Netflix). Outro destaque de Polaris é o americano John Cho, que esteve em Star Trek (2016, Paramount+), produzida por J.J. Abrams. Ele interpreta um conselheiro da Casa Branca enviado à Coreia para acompanhar o caso.