Maior feira de produtos de consumo da Europa, a IFA Berlin se encerra nesta 3a feira na capital alemã, onde reuniu durante cinco dias quase todas as grandes marcas de eletrônicos.
Como de costume, muitos fabricantes aproveitam o evento para exibir protótipos de produtos que devem chegar ao mercado internacional no ano que vem. No caso de TVs, o destaque mais uma vez está nas telas grandes, com as mais recentes inovações em OLED, MiniLED e MicroLED.
Confira a seguir alguns desses lançamentos e quais as perspectivas para, de fato, chegarem ao consumidor final:
TV Hisense RGB-MiniLED de 116”
Principal atração no estande da Hisense, a UX116 é a primeira TV com painel RGB-MiniLED. Esse é um novo tipo de backlight que, segundo a empresa, eleva os níveis de brilho a inéditos 8.000 nits, mantendo a reprodução das cores (Color Gamut) em 100% do padrão BT.202, atual referência da indústria. Além disso, o áudio dessa TV (6.2.2 canais) é da badalada marca francesa Devialet.
TV LG Signature OLED T
Esta é a nova versão da TV transparente, com o suporte pensado para valorizar a tela de 77”. Além do painel OLED de última geração, ela funciona sem fio, ou melhor, apenas com o cabo de força na tomada. Os sinais de áudio e vídeo são transmitidos através do módulo Zero Connect, usando uma frequência separada do Wi-Fi.
TVs TCL com Dolby Flex Connect
Estão chegando as primeiras TVs com o novo padrão de áudio Flex Connect, da Dolby. E são da TCL, que na IFA está exibindo vários modelos. Flex Connect é um software que ajusta a reprodução de áudio de acordo com a posição das caixas acústicas na sala. Você pode colocá-las onde quiser que o algoritmo as encontra e otimiza o som. A empresa aproveita para lançar também uma nova linha de soundbars (Z100), compatíveis com Flex Connect.
TV Samsung Micro RGB AI de 115”
Na corrida para conquistar o consumidor que é fã de telas grandes, a marca coreana desenvolveu essa TV que inova na forma como a imagem é exibida. O painel interno (backlight) contém leds microscópicos, 5X menores que os minileds das Neo QLED, por exemplo. Cada led corresponde a um pixel, contendo três tipos de luz: vermelha, verde e azul. Veja mais detalhes aqui. Ainda não há previsão de lançamento.
TV Portátil Samsung Movingstyle
Aqui, estamos no outro extremo do mercado: esta é uma das menores TVs da IFA 2025, que marca a entrada da Samsung no segmento portátil. Ganhadora do prêmio “Best in Design” no evento, é uma Smart TV de 27” com resolução QHD, mas trazendo um grande diferencial: é touchscreen. A TV vem montada num suporte com rodinhas, mas pode ser retirada para montagem num móvel. Ainda sem data oficial de lançamento.
Projetor TCL PlayCube
Medindo apenas 15cm e pesando pouco mais de 1kg, esta criação da fabricante chinesa pode projetar imagens Full-HD de até 150 polegadas em qualquer superfície. Além da facilidade de transporte, já vem com alto-falante amplificado (5 Watts) que pode ser girado em 90 graus. E pode funcionar como uma Google TV. Já lançado na China, pelo equivalente a US$ 800.