Depois de lançar, em julho, a linha C7K de TVs QD-MiniLED, em tamanhos de 65 e 75 polegadas, a TCL aumenta sua aposta nos grandes formatos de tela. Está chegando às lojas o modelo C8K, que a empresa chama de “PREMIUM QD-Mini LED TV”, com 85”. Para outubro está previsto o lançamento da versão 98”.
Segundo a fabricante coreana, essa é a última geração de TVs QD-MiniLED, que utilizam painel LCD com backlight de minileds 20X menores que os leds comuns. Além disso, possuem película de pontos quânticos (Quantum Dots) para aprimorar a reprodução das cores.
Para reforçar o caráter “premium” dessa nova TV, a TCL uniu-se em parceria com a dinamarquesa Bang & Olufsen, referência em design de áudio, que projetou os alto-falantes da C8K.
Uma característica atraente dessa TV é a espessura da borda em torno da tela: somente 4mm (chamada “ZeroBorder”). Isso amplia o campo de visão, tornando a imagem mais envolvente, diz a empresa chinesa.
O backlight da C8K foi aperfeiçoado com 3.840 zonas de dimerização. Essa técnica é utilizada pelos fabricantes para melhor controle da luminosidade do painel, permitindo gerenciar as áreas da tela (“zonas”) conforme a cena. Quanto mais zonas, mais preciso o controle.
Com o controle por zona, o processador da TV consegue acentuar o preto nas áreas escuras e o brilho nas áreas claras da imagem. Além disso, o processador corrige problemas como o chamado “efeito halo”, que ocorre quando há vazamento de luz em torno dos objetos ou das legendas.
Tudo isso, segundo a TCL, é feito utilizando algoritmos de última geração. Além disso, a C8K utiliza painel da categoria WHVA (Wide-viewing Angle High-Contrast Vertical Alignment), que também amplia em 40% o ângulo de visão lateral. Há ainda a tecnologia All-Domain Halo Control, patenteada pela TCL, que reduz os vazamentos de luz comuns nas TVs com backlight.
Seguindo outra tendência criada pela CSOT, sua divisão de painéis avançados, a TCL equipou essa série de TVs com a tecnologia Micro-OD. Nessa arquitetura, o painel de backlight é posicionado mais próximo do painel LCD, otimizando o aproveitamento da luz (veja aqui a explicação técnica).
Veja outras opções em TVs QD-MiniLED
no Guia de TVs 4K
O painel, que a TCL chama CrystGlow, utiliza ainda uma película anti-reflexo. A luminosidade é especificada em picos de 5.000 nits, e a TV oferece ainda taxa de atualização nativa de 144Hz, indicada para games de alta performance, podendo chegar a 288Hz com o recurso VRR Game Accelerator.
A TCL C8K está chegando ao mercado com preço sugerido de R$ 15.999. A versão de 98”, que chega em outubro, ainda não tem preço definido.
FONTE: TCL