Por Paulo Gustavo Pereira*
OUTLANDER: SANGUE DO MEU SANGUE
(Outlander: Blood of my Blood, 2025)
Gênero: épico romântico (1ª Temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Esta é uma nova revisão da saga Outlander, lançada nos anos 1990 e que já fez sucesso no cinema e na televisão. Quando a escritora americana Diana Gabaldon lançou as aventuras da enfermeira escocesa Claire Randall, que viaja no tempo – “Outlander – A Viajante do Tempo” (1991) –, não se imaginava esse êxito mundial. Sua adaptação para a televisão (2014) se transformou em fenômeno de audiência. Num passeio pelo interior da Escócia após a 2ª Guerra Mundial, Claire acaba indo parar no século 17, quando vive uma intensa paixão com o líder de uma revolta popular, Jamie Fraser. Após sete temporadas (disponíveis também no Disney+) e uma 8ª prevista para o final de 2025, os produtores decidiram contar a história dos pais de Jamie e de Claire. É outra série tão cativante quanto a original. Uma das diferenças é que os pais dela se conheceram durante a 1ª Guerra Mundial, de onde foram transportados à Escócia ainda mais antiga. Além do choque cultural, tem ação, intrigas, paixões e emoções fortes. Nos papéis principais, a inglesa Harriet Slater, que esteve no filme Indiana Jones e a Relíquia do Destino (Disney+, 2023), e Jamie Roy, de Missão Condor (Adrenalina+, 2023).
O PIER
(The Waterfront, 2025)
Gênero: drama (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Na linha de grandes sagas familiares como Yellowstone (Paramount+) e o clássico Dallas, vamos conhecer a família Buckley, dona de um império pesqueiro na Carolina do Norte. Se outrora os Buckley eram um nome respeitado nos negócios da região, uma crise iniciada com a saúde frágil do patriarca Harlan coloca o império em risco de cair a qualquer momento. Tomando a frente dos negócios, sua esposa Belle sabe que a única saída é tentar unificar a família. Para isso ela terá que cuidar melhor da filha Bree (Melissa Benoist, de Supergirl, no HBO Max), que tenta se recuperar das drogas e lidar com a possível perda da guarda do filho. Além disso, o filho mais velho do casal quer resolver tudo sozinho. Embora pareça, não é um drama carregado ao estilo telenovela. Mas uma bela produção que sabe mostrar, sem exageros, como uma família reage quando uma tempestade está se formando no seu horizonte. A série foi criada por Kevin Williamson, responsável por sucessos do cinema como Eu Sei o que vocês fizeram no Verão Passado (Prime Video), Pânico (Apple TV+) e pela série Dawson’s Creek (Prime Video). O novaiorquino Holt McCallany, coadjuvante em Missão Impossível: o Acerto Final (2025), é quem faz o patriarca da família.
A INGLESA
(The English, 2022)
Gênero: aventura (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: HBO Max (trailer)
Minissérie baseada em fatos reais, esta é uma produção europeia rodada na Espanha, mas que retrata com alta dose de realismo um episódio importante da história americana. O que se conhece por Wild West (“Oeste Selvagem”) é o período situado entre a Guerra da Secessão (1861-1865) e o início do século 20. Marca o esforço do governo para colonizar essa região do país, onde a lei e a ordem demoravam a chegar. Em 1890, a jovem inglesa Cornelia viaja até Oklahoma em busca de vingança contra o homem que matou seu filho. Será uma jornada por territórios hostis, onde usar a violência para sobreviver é considerado natural. A seu lado está Eli, um nativo da tribo pawnee que para sobrevier teve que entrar no Exército americano, o que representa uma traição para os indígenas. Os dramas pessoais deles serão uma sombra durante a jornada pelo Oeste. Filmada nas mesmas locações onde o grande cineasta italiano Sergio Leone fez Por um Punhado de Dólares (Apple TV+, 1964), com Clint Eastwood, a minissérie é um drama de aventura, intenso e cheio de surpresas. Uma das melhores produções dos últimos anos, merece ser vista por retratar com fidelidade o Oeste Selvagem e usando apenas a violência necessária para contar a história. No papel de Cornelia está a ótima Emily Blunt, de Oppenheimer (Apple TV+, 2023). E, no papel do nativo Eli, aparece Chaske Spencer (da saga Crepúsculo), ele próprio de família indígena e nascido em Oklahoma.
MAXTON HALL – O MUNDO ENTRE NÓS
(Maxton Hall – Die Welt zwischen uns, 2024)
Gênero: romance (2 temporadas, 12 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Fazer sucesso com um drama romântico não é tarefa fácil hoje em dia, especialmente quando vem da Alemanha, que não tem histórico de romantismo sem tragédias. Baseada na trilogia “Save Me”, de Mona Kasten, essa produção tornou-se inesperado sucesso em mais de 120 países. Maxton Hall é o nome de uma importante escola interna inglesa, para onde vai a jovem bolsista alemã Ruby. Acidentalmente, ela testemunha uma cena escandalosa envolvendo um dos jovens ricos e populares do colégio, James. Ele então tenta comprar o silêncio da garota. O que nenhum dos dois imaginava é que, naquele momento, nasceria uma paixão avassaladora! A nova temporada dá continuidade ao relacionamento, com uma trama bem conduzida sobre jovens apaixonados.