Por Paulo Gustavo Pereira*
GHOSTS (2021-2025)
Gênero: comédia (5 temporadas, 74 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
É fato que nem toda série original produzida no Reino Unido consegue boa adaptação quando é refeita nos EUA. Até agora, a melhor adaptação americana foi a de The Office, que se consagrou na versão estrelada por Steve Carrell (2005, Prime Video), com nove temporadas. Ghost tem tudo para conquistar mais público agora, com sua divertida trama de fantasmas vivendo com humanos. O casal Samantha e Jay junta suas economias e compra uma antiga mansão no interior, para transformar numa pousada. Por acidente, Samatha descobre que a casa é habitada por seres de outras épocas, criando uma relação assustadoramente absurda com os antigos moradores. Agora, a 5ª Temporada acrescenta Patience, fantasma do século 18 que se assusta com os pecados do século 21. A chegada de Patience cria uma nova dinâmica entre os residentes seculares, especialmente porque a pousada está passando por uma reforma, motivo para mais cenas hilariantes. É uma boa homenagem a um clássico dos anos 60, Nós e os Fantasmas, sobre uma família que mora com o espírito de um navegador do século 19.
FUNDAÇÃO (Foundation, 2021-2025)
Gênero: ficção científica (3 temporadas, 30 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
O grande escritor Isaac Asimov (1920-1992) criou obras literárias que se transformaram em sucessos no cinema, como O Homem Bicentenário (1999, Apple TV+) e Eu, Robô (2004, Disney+), mostrando como a construção de homens mecânicos e androides poderia impactar a sociedade humana. Fundação, o livro escrito em 1951, tinha pouca relação com robôs, mas seus personagens conduziam várias histórias. Num futuro distante, o matemático e psicólogo Hari Seldon (Jared Harris, de Mad Men) desenvolve a “psico-história”, uma teoria que pode prever a queda do Império Galáctico em várias gerações. O fascinante é que a saga de Hari se estende por vários séculos, através de suas memórias implantadas num computador do tamanho de um cubo mágico. A série aborda a luta de Hari para preservar a história do Império, no meio de uma batalha entre os herdeiros desse império e forças contrárias à preservação da história. Com visual rico em efeitos especiais e uma trama que prende a atenção, a 3ª Temporada (recém-lançada) leva o espectador a uma nova área do conflito, onde forças rebeldes querem destruir o trabalho de Hari para destruir mais rapidamente o Império.
CHAVES
(El Chavo del Ocho, 1972-1983)
Gênero: comédia (8 temporadas, 358 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Um personagem criado no México nos anos 70 que se transformou em campeão de audiência e ícone da cultura pop televisiva em toda a América Latina, especialmente no Brasil. Sim, a série imaginada por Roberto Gómez Bolaños acaba de sair no Brasil, numa iniciativa inédita da Amazon. Aqui, os fãs podem maratonar o dia a dia de Chaves desde menino pobre vivendo numa vila com seus amigos Chiquinha e Quico, além dos adultos Seu Madruga, pai de Chiquinha, Dona Florinda, mãe super-protetora de Quico, o Professor Girafales e a Bruxa do 71. Com uma dinâmica simples de comédia juvenil, a série foi conquistando lentamente legião de fãs brasileiros. Hoje, depois de três décadas no SBT, ainda é cobiçada por outras emissoras. A versão do Prime Video traz a dublagem original feita pelo estúdio Maga e liderada por Marcelo Gastaldi (como Chaves). Para quem preferir, também pode ser vista no canal streaming +SBT.
SNEAKY PETE (2015-2019)
Gênero: comédia (3 temporadas, 30 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
O trambiqueiro Marius está contando as horas para sair da prisão, após uma temporada de três anos por aplicar golpes em velhinhos. Ele até agradece o fato de não ter mais que ouvir as histórias de Pete, seu colega de cela. Mas, nada é de graça na vida, como Marius descobre ao receber a notícia de que um antigo parceiro de trambiques quer sua cabeça. Para escapar de um destino cruel, Marius decide assumir a identidade de Pete! Fica conhecendo os avós do colega de cela, que num primeiro momento acreditam que Marius é mesmo o neto há muito tempo afastado. É só o começo de uma das divertidas séries produzidas por David Shore em parceria com Bryan Cranston. Shore fez sucesso na telinha sendo o diretor geral de Dr. House (Prime Video), enquanto Cranston ganhou o Emmy de melhor ator em Breaking Bad (Netflix). A grande sacada da série é mostrar como as pessoas podem ser enganadas por uma simples ilusão. A primeira temporada presta uma grande homenagem ao premiado Golpe de Mestre (1973, Apple TV+), estrelado por Paul Newman e Robert Redford, com Marius planejando um golpe contra o chefe da quadrilha que quer a sua morte.
BAHAR (2024-2025)
Gênero: drama (2 temporadas, 48 episódios)
Onde assistir: HBO Max (trailer)
Uma das dramaturgias que vem ganhando interesse do público brasileiro vem da Turquia, graças as telenovelas e séries com poucas temporadas, mas muitos episódios. É o caso desta, estrelada por Demet Evgâr, um dos grandes nomes do país. Ela interpreta Bahar, uma típica dona de casa focada no bem-estar dos filhos e do marido, diretor de um importante hospital em Istambul. Bahar foi estudante brilhante e se formou com altas notas na Escola de Medicina. Abandou os sonhos de seguir a carreira para se tornar esposa e mãe. Hoje, com os filhos já na escola e o marido menos dependente de sua presença, Bahar começa a questionar se fez a escolha certa. A pressão aumenta quando ela ajuda a salvar uma pessoa durante uma travessia de balsa, e quando descobre que sua saúde não está tão boa assim. Suas decisões do passado parecem assombrá-la. É um drama leve, onde a submissão ao passado ajuda a entender a personagem, que parece ter saído de um livro de Jane Austen, mas carregada nos temperos emocionais.
SECONDS (Sekkunit, 2024)
Gênero: drama (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Adrenalina Pura (trailer)
Tudo aconteceu em alguns segundos. Um trem perdeu o controle próximo a uma cidade da Finlândia, causando um desastre sem precedentes. Chega então a investigadora Marita, especialista em sinistros ferroviários, só que o problema não parece técnico, como um defeito dos trilhos ou na programação das rotas ferroviárias. Existe algo de estranho na forma como o acidente aconteceu. Essa produção finlandesa apresenta estrutura bem diferente do comum em séries investigativas. O foco está nos dramas dos personagens envolvidos no desastre. E para Marita, que, além de disputar seu espaço profissional entre colegas com segundas intenções, carrega um problema pessoal que prejudica sua atenção ao caso. A trama e principalmente o final vão surpreender.