Por Paulo Gustavo Pereira*
CONTAGEM REGRESSIVA
(Countdown, 2025)
Gênero: policial (1 temporada, 13 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Esta produção tem tudo o que uma série de ação precisa para deixar você ligado o tempo todo. A morte de um agente do FBI que estava investigando um cartel de drogas em Los Angeles é o ponto de partida para um ataque terrorista. O Bureau reúne seus melhores agentes numa força-tarefa, mas as pistas revelam um plano muito mais assustador, pior até que os atentados de 11 de setembro de 2001. A série é estrelada por Eric Dane, de O Último Navio (2014, Prime Video); Jensen Akles, de Supernatural (2005, Max); e Jessica Camacho, de Bosch – O Legado (2022, Prime Video). São treze episódios de adrenalina.
CORAÇÃO DE FERRO
(Ironheart, 2025)
Gênero: ficção científica (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
A primeira aparição desse personagem no Universo Marvel do cinema foi em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022, Disney+). Agora, a jovem gênio da tecnologia Miri Williams ganha sua própria série, criando uma armadura como a que Tony Stark desenhou para o Homem de Ferro. Após ser expulsa da faculdade, Miri volta para a casa da mãe em Chicago, onde pretende continuar aperfeiçoando o traje. Só que acaba cruzando com jovens rebeldes que querem usar a tecnologia de Miri para planos mais sinistros. Novamente interpretada por Dominique Thorne, a personagem foi criada por Brian Michael Bendis e desenhada pelo brasileiro Mike Deodato.
CORTINA DE FUMAÇA
(Smoke, 2025)
Gênero: drama de ação (1 temporada, 9 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Em filmes e séries sobre incêndios, raramente é mostrado o trabalho de investigação sobre o que provocou a tragédia. Houve um filme em 1991, Cortina de Fogo (Prime Video), estrelado por Robert De Niro, como o investigador atrás do incendiário que assolava Chicago. Agora, esse é o trabalho de Dave Gudsen, papel de Taron Egerton, que viveu Elton John na cinebiografia Rocket Man (2019, Paramount+). Ao lado de uma detetive, ele inicia uma caçada ao responsável por uma série de incêndios criminosos em lojas e supermercados na Califórnia. A série, inspirada em fatos reais dos anos 80, é tensa e com cenas de incêndios assustadoramente bem-feitas.
SINTONIA (Brasil, 2019-2025)
Gênero: drama (5 temporadas, 32 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Uma das boas produções brasileiras da Netflix, esta série se tornou sucesso de audiência desde o lançamento. Criada por Felipe Braga e Guilherme Quintella a partir de uma ideia original de Konrad Dantas, o Kondzilla, mostra o cruzamento entre crime, religião e música. A série acompanha três jovens da periferia de São Paulo, Doni (Jottapê), Nando (Christian Malheiros) e Rita (Bruna Mascarenhas) que sonham conquistar um futuro melhor. É um drama moderno sobre a luta diária para se destacar na sociedade, mesmo quando os meios para chegar lá são questionáveis. Ao longo das cinco temporadas, vemos Doni se tornar um astro do funk, Rita abraçar a causa evangélica, e a luta para Nando deixar a ilusão do poder no crime organizado. São histórias bem construídas e inspiradas no cotidiano da periferia paulistana.
AS PANTERAS
(Charlie’s Angels, 1976-1981)
Gênero: policial (5 temporadas, 109 episódios)
Onde assistir: Sony One (trailer)
Uma das surpresas do ano é a volta deste grande clássico da televisão dos anos 70. Criada por Aaron Spelling, a série mostra o milionário Charlie Townsend montando uma agência de detetives com as três mais belas policiais formadas na Academia de Polícia de Los Angeles. Só que ele não fala com elas pessoalmente: a cada episódio, transmite suas ordens por telefone. Além de investigações repletas de ação e mistério, ainda é divertido ver as três – Sabrina, Kelly e Jill – tentando descobrir o rosto por trás da voz de Charlie. Importante: as cinco temporadas foram restauradas com novas tecnologias, mas preservando a clássica dublagem dos anos 70.

Após o fim da série, as três “panteras” tiveram carreiras bem diferentes, no cinema e na TV. Kate Jackson (Sabrina), hoje com 76 anos, atuou em várias produções até 2007, quando teve problemas financeiros e de saúde.

Jaclyn Smith (Kelly), 79 anos, continua ativa até hoje, como atriz e produtora; teve até participações (curtas) nos filmes baseados na série – As Panteras: Detonando (2003, Apple TV+), estrelado por Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu; e As Panteras (2019, Prime Video), com Kristen Stewart, Naomi Scott e Ella Balinska. Já Farrah Fawcett (Jill) foi a que fez mais sucesso comercial. Mas morreu em 2009, com apenas 62 anos, após uma longa batalha contra o câncer.
