Caixas acústicas, soundbars, amplificadores, fones de ouvido, players portáteis – as vendas de aparelhos de áudio para uso residencial vêm subindo de forma consistente nos últimos anos em todo o mundo. Mas o crescimento é mais rápido no segmento de áudio sem fio, que deve impulsionar a indústria a uma expansão média de 10% por ano até 2033.
Os dados foram coletados pela consultoria especializada Grand View Research, com sede em San Francisco (EUA), comparando pesquisas de várias fontes. Somando as vendas de todos os aparelhos de áudio, o levantamento estima uma receita de US$ 33,2 bilhões em 2024, com previsão de atingir US$ 97 bi em 2033.
Uma das fontes do levantamento foi a consultoria Global Insight, que analisou a importância do segmento wireless nessa expansão. Seu cálculo é que este ano as vendas de produtos sem fio alcancem 45% do total entregue pelos fabricantes de áudio em geral.
Os analistas apontam como fatores essenciais nessa mudança a popularidade das caixas acústicas Bluetooth, das soundbars e dos fones de ouvido. A popularização dos assistentes de voz Alexa e Google, e o surgimento de protocolos avançados como Bluetooth 5.2 e Wi-Fi 6, também vêm contribuindo para uma demanda crescente de produtos sem fio.
As vendas de soundbars, por exemplo, vêm subindo à taxa de 28% ao ano, enquanto as de caixas para multiroom têm previsão de crescer 14,2% até 2030.
FONTE: Grand View Research