A InfoComm é o evento mais tradicional da indústria de áudio e vídeo profissional. Durante uma semana, as principais marcas do segmento exibem suas inovações, enquanto no prédio ao lado especialistas do mundo inteiro debatem as tendências para os próximos anos ou participam de cursos de especialização.
Para profissionais do setor que querem conhecer mais de perto as tecnologias de AV, redes, automação e controles audiovisuais, é um evento obrigatório. E valioso também para networking e aprendizado com as maiores empresas do mundo.
Este ano, de 7 a 13 de junho, a InfoComm reuniu mais de 30 mil profissionais, representando 97 países, no Orange County Convention Center, em Orlando (Flórida). Pela primeira vez, a AVIXA (Audiovisual and Integrated Experience Association), entidade que organiza o evento, permitiu a entrada de usuários finais – que representaram 35% dos visitantes.
Foram, ao todo, 817 expositores mostrando suas soluções num pavilhão de 37.000m2. Aqui, destacamos alguns dos produtos que mais atraíram as atenções nos estandes da InfoComm 2025:
HP & GOOGLE
Uma das atrações da Feira foi esta solução de colaboração em 3D. As duas empresas se uniram para desenvolver o HP Dimension com Google Beam, primeiro sistema de videoconferência com imagem tridimensional e áudio imersivo. Nada de óculos 3D, nem fone de ouvido: o Google Beam (não confundir com o antigo, que combinava comunicação NFC e Bluetooth para transferência de dados entre dispositivos Android) é uma tecnologia totalmente nova. As imagens são captadas por microcâmeras 3D, com análise de campo de luz em tempo real, feita por IA (neste vídeo, mais detalhes). Pode ser usado não só com Google Meet, mas com Zoom e outras ferramentas de reunião virtual. Só o preço de lançamento é que assusta: US$ 24.999 no mercado americano.
SHURE
Comemorando 100 anos de existência, a fabricante americana conhecida por suas soluções em microfones e fones de ouvido demonstrou na InfoComm suas novas linhas. Além das séries MXV e Movemic (microfones) e IntelliMix (processadores), os visitantes puderam apreciar as novas caixas acústicas Microflex (foto), especialmente projetadas para salas de reunião e videoconferência.
HARMAN
A gigante americana costuma utilizar a InfoComm para mostrar seus avanços em áudio profissional, para aplicações como auditórios, estádios e eventos ao vivo. Um dos destaques desta vez foi a linha JBL SRX900 de subwoofers profissionais. São seis modelos, de 6,5” a 18”, que permitem diversas formas de montagem (vídeo).
CRESTRON
Líder em automação para aplicações profissionais, a marca americana fez na InfoComm a premiere do Automate VX, uma solução de colaboração que combina múltiplas câmeras de zoom óptico e rastreamento de voz – tudo gerenciado por IA. Segundo a empresa, isso proporciona os melhores ângulos de visão para os participantes remotos da reunião, e mais naturalidade nas falas dos presentes (veja aqui um vídeo de demonstração).
CISCO
Em parceria com a Samsung, a gigante do Vale do Silício estreou um novo sistema de colaboração, baseado em seu sistema operacional RoomOS. Usando como tela um super display 5K (105”) da marca coreana, e as novas câmeras Cisco Room Vision PTZ, o RoomOS foi otimizado para reprodução no formato de tela 21:9 (nativo), com área de tela muito maior para compartilhamento de conteúdos.
EPSON
Entre os diversos destaques de seu estande, a fabricante japonesa demonstrou uma solução compacta de alto brilho. O projetor de curta distância PowerLite L795SE, 7.000 lúmens, utiliza chip 3LCD, que valoriza as cores, e iluminação a laser para vida útil mais longa. É indicado para salas de reunião e conferência, simuladores, publicidade, galerias etc.
SAMSUNG
A nova versão do display Color E-Paper, que utiliza tecnologia de tinta digital, aprimora os recursos de visibilidade e economia de energia. Usando bateria interna de longa duração, o display pesa menos de 1kg e pode facilmente ser adaptado a qualquer ambiente. Veja neste vídeo as várias aplicações desse produto.