Mais uma célebre marca japonesa se retira do mercado de áudio&vídeo. Como já tinha ocorrido com Mitsubishi, Toshiba e Panasonic, agora é a Pioneer que decide dar uma reviravolta em sua estratégia.
Na semana passada, a empresa anunciou a venda de sua unidade produtora de discos ópticos (CD, DVD e Blu-ray) para o grupo chinês Shanxi. Irá focar agora no mercado automotivo. No Brasil, a empresa encerrou as operações em março fechando sua fábrica em Manaus, onde ainda produzia alto-falantes e centrais multimídia para automóveis. Com essa decisão, um total de 172 trabalhadores foram demitidos, segundo o jornal O Tempo, de Manaus.
Interessante a trajetória dessa marca que já foi referência em áudio e também em TVs. Foi se desfazendo aos poucos, vendendo a divisão de TVs em 2009 para a Sharp e a de home theater em 2014 para a Onkyo, como mostramos neste post. Apostando na queima de preços e numa distribuição pulverizada e errática, há tempos a Pioneer perdeu sua relevância no mercado.