Com base em dados fornecidos por mais de 4 milhões de usuários brasileiros das plataformas de streaming, a consultoria JustWatch divulgou nesta 3a feira seu primeiro relatório do ano.
E os números não são bons para o Netflix. O serviço, que foi pioneiro nesse segmento, caiu mais 2 pontos percentuais no ranking dos mais acessados pelo público brasileiro: detinha 25% das preferências no final do ano passado (veja aqui), e agora, no primeiro trimestre de 2025, está com 23%.
Embora seja pequena, essa queda confirma uma tendência que vem se revelando desde 2020. Naquele ano, Netflix era acessado por 31% dos brasileiros, e vem caindo gradativamente com o aumento da competição das outras plataformas. Além disso, Netflix foi a plataforma que mais aumentou seus preços no período. Neste início de ano, o maior beneficiário é o Prime Video, que se aproxima aos poucos do Netflix.
Clique aqui para ver as resenhas
de mais de 800 séries disponíveis
nas plataformas de streaming
O streaming da Amazon registrou nestes três primeiros meses do ano uma preferência de 21% da audiência brasileira – em dezembro, a diferença entre ambos era de 5 pontos percentuais, agora é de apenas 2 pontos.
A amostra de 4 milhões de usuários é a maior entre as empresas que medem o acesso aos serviços de streaming no Brasil. Segundo a JustWatch, as consultas são feitas por telefone, e-mail e aplicativos de mensagens. Outras plataformas – como Disney+, Max, Globoplay e Apple TV+ – vêm mantendo seus percentuais de penetração junto aos usuários brasileiros.
O fenômeno registrado neste novo levantamento da JustWatch é a ascensão de Paramount+ (que aparece pela primeira vez na lista, com 4%) e MUBI (3%); outros 5% dos que responderam à pesquisa dividem-se entre plataformas menos conhecidas.
FONTE: JustWatch