Estivemos semana passada no lançamento da Hisense no mercado brasileiro. A empresa é hoje a segunda maior fabricante de TVs no mundo, atrás apenas da Samsung, fornecendo para inúmeras marcas de segunda linha. Mas vem crescendo com a marca própria, na Europa e América do Norte, graças a uma combinação de alta tecnologia com marketing agressivo. Há anos temos acompanhado suas participações em feiras internacionais como CES e IFA, com estandes cada vez maiores.
Executivos da empresa no Brasil ainda são reticentes em fornecer informações sobre a estratégia para tentar repetir aqui a performance dos EUA, por exemplo, onde já é a segunda marca de TVs mais vendida. Mas chama atenção o foco em telas grandes – aliás, gigantes – que tínhamos visto em Las Vegas em janeiro (vejam aqui) e agora estão sendo mostradas às grandes redes de varejo.
O maior destaque, por óbvio, é a linha QD-MiniLED UX em tamanhos de 98″ e de incríveis 115″, capaz de atingir 10.000 nits de brilho. Essa especificação impressiona, mas é preciso lembrar que não existem – pelo menos não foram registrados até agora – conteúdos com esse grau de luminosidade. Mais importantes são o contraste, a sensação de profundidade, a definição e estabilidade das cores, aspectos que ainda não tivemos chance de analisar com a necessária atenção (vejam este vídeo gravado durante o evento da semana passada).
Das sete linhas de TVs que a Hisense anuncia para o Brasil, boa parte está na faixa acima de 65″, algumas em resolução 8K, o que mostra a aposta no segmento premium. Junto com sua parceira Multi, que já produz em Manaus as TVs Toshiba (marca adquirida pela Hisense em 2017), a gigante chinesa vem analisando o mercado brasileiro há cerca de dois anos. Deve ter estudado bem o processo de expansão de sua concorrente chinesa TCL, há nove anos instalada aqui.
Como se percebe, as marcas chinesas estão ocupando um espaço que antes pertencia às japonesas Sony, Panasonic, Sharp e a própria Toshiba, até serem superadas pelas coreanas Samsung e LG. Vejamos como se dará essa competição daqui por diante.