Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
TODA LUZ QUE NÃO PODEMOS VER
(All The Light We Cannot See, 2023)
Gênero: drama (1 temporada, 4 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Ainda bem que produtores de TV e de cinema continuam descobrindo boas histórias sobre a 2ª Guerra Mundial. Foi o caso do roteirista Steven Knight, que adaptou um livro de Anthony Doerr premiado com o Pulitzer em 2014. Mostra como uma adolescente cega conseguiu sobreviver à invasão nazista na cidade costeira de Saint Malo, França. Todas as noites, Marie-Laure liga um rádio de ondas curtas e transmite mensagens de esperança ao povo acossado pelas tropas alemãs. Mas um oficial nazista tenta localizar Marie-Laure, acreditando que ela saiba onde está escondido um lendário diamante que sumiu do Louvre quando invadiram Paris. Muito suspense e emoção nesse roteiro, que mistura o drama pessoal de Marie, o passado de um operador de rádio nazista que está tentando descobrir onde ela faz suas transmissões e o mistério de uma joia perdida. No ótimo elenco, destaque para Mark Ruffalo (Spotlight) e Hugh Laurie (o dr. House).
BARGANHA (Bargain, 2022)
Gênero: drama (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
A cena parece uma simples negociação de preço e prazer entre um cliente e uma garota de programa, num hotel da Coreia. Há uma certa tensão. A garota sai do quarto por um instante, enquanto o homem vai tomar banho. No corredor, ela combina outro programa para a mesma noite. Surpreendentemente, ela entra em outro quarto, que vem a ser o centro da suposta operação de prostituição. Suposta porque, minutos depois, você descobre que o crime é muito pior do que sexo e dinheiro. Mas contar aqui revelaria a verdadeira ideia de Woo-Sung Jeon, roteirista e diretor. Além da ideia original, logo no final do primeiro episódio há uma virada na trama, que foi filmada inteira em plano-sequência. Ou seja, toda a ação não tem corte (aparente) de câmera de uma cena para outra. É instigante e, ao mesmo tempo, deixa aquele desconforto de que a história vai piorar muito antes de ficar um pouco melhor.
TWISTED METAL (2022)
Gênero: ficção científica (2 temporadas, 11 episódios)
Onde assistir: HBO Max (trailer)
Num futuro distópico, a sociedade americana está dividida. A vontade de sobreviver é decidida com armas e sangue. Nesse contexto, vamos conhecer Joe Doe, um cara que perdeu a memória e, para sobreviver, trabalha como entregador de qualquer coisa que pague bem. Um dia, uma possível cliente oferece a ele uma missão que poderá mudar totalmente sua vida. É claro que existe algo oculto na proposta, mas para quem nunca teve nada ele acha que vale a pena arriscar. A série é adaptação de um videogame popular do PlayStation, com o estreante Anthony Mackie Jr. como o personagem principal, ao lado de Stephanie Beatriz (de Lei & Desordem), Neve Campbell (Pânico) e Thomas Haden Church (Homem Aranha: Sem Volta para Casa). Assim como o videogame, a série é repleta de corridas, perseguições, explosões e violência gráfica, mas tudo feito com muito humor.
CODEX 632 (2023)
Gênero: drama de mistério (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Globoplay (trailer)
Você que gosta dos mistérios criados por Dan Brown, como O Código da Vinci, vai curtir essa produção feita em parceria com a Radio e TV Portuguesa e baseada num livro de José Rodrigues dos Santos. O professor Tomás (Paulo Pieres), especialista de decodificação, é contratado para investigar o trabalho de seu recém-falecido colega e mentor Martinho. Este trabalhava numa tese sobre mudar a memória coletiva e a percepção da história mundial. Quando mais investiga, mais fascinado fica Tomás pelo trabalho do mentor, cuja morte pode estar relacionada com seu próprio trabalho. É uma corrida contra o tempo para resolver o mistério, que pode abalar toda a história de Brasil e Portugal. Uma série de mistério bem adaptada pelo roteirista português Pedro Lopes, e com direção de Sérgio Graciano. No elenco, destaque para Deborah Secco, como a esposa de Tomás, e outros rostos conhecidos da TV, como Betty Faria e Alexandre Borges.
EU, A PATROA E AS CRIANÇAS
(My Wife and Kids, 2000-2005)
Gênero: comédia (5 temporadas, 125 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Essa foi a comédia que aumentou a popularidade de Damon Wayans (Máquina Mortífera), ao interpretar o patriarca de uma família de classe média alta. Tem todas as situações complicadas e divertidas de uma família comum, mas sob o ponto de vista de um pai que sabe como impor suas regras. A série começou a ficar famosa na TV quando foi exibida pelo SBT em 2005, conquistando altos índices de audiência. Quem quiser degustar essa criação de Damon Waynes, aproveite a primeira temporada que chegou agora ao streaming.
AMERICAN HORROR STORY – DELICATE (2023)
Gênero: terror (12ª Temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
Mais uma temporada assustadora (a 12ª) na antologia de terror e suspense criada por Ryan Murphy, responsável pela divertida série musical Glee. Esta é uma livre adaptação do livro “Delicate Condition” (Condição Delicada), escrito por Danielle Valentine. Ela conta como a atriz Anna Victoria Alcott (Emma Roberts, de Casamento em Família) está vivendo um dilema pessoal. Rica e famosa, seu maior desejo é ser mãe. Após de diversas tentativas frustradas de fertilização in-vitro, Anna pensa em desistir. Com o sucesso do seu próximo filme, ela começa a desconfiar de que algo sobrenatural a está impedindo de se tornar mãe. Uma curiosidade é a participação de Kim Kardashian em seu primeiro trabalho de atriz, fora do reality The Kardashians. Essa temporada foi dividida em duas partes com cinco episódios cada. Dois motivos: a greve dos roteiristas e depois a greve dos atores de Hollywood. Ou seja, a segunda parte só em 2024.
SLIP (2023)
Gênero: comédia (1 temporada, 7 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Parece que a roteirista e atriz britânica Phoebe Waller-Brigde, responsável pela série Fleabag, está inspirando outras jovens a projetos mais arriscados. É o caso desta série criada, escrita e estrelada por Zoe Lister-Jones, de Joves Bruxas – A Nova Irmandade. Ela interpreta Mae, curadora de um museu de arte de Nova York que não está muito satisfeita com seu relacionamento aberto com Elijah. Algo fora do comum acontece com Mae, após conhecer Eric num bar. Ela acorda e descobre que está casada com ele! É o primeiro passo de uma longa jornada, onde ela irá viver várias vidas, com diferentes pessoas. É como se Mae quebrasse a barreira do metaverso e conhecesse suas outras versões.
DOCES MAGNÓLIAS
(Sweet Magnolias, 2020)
Gênero: drama (3 temporadas, 30 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Essa é uma daquelas séries que muita gente não gosta de assumir publicamente. Os americanos chamam de guilty pleasure, um prazer para curtir sem muito alarde. Mas, desde sua primeira temporada, a série tem estado na lista das mais assistidas. Trata da relação entre três amigas de infância: Maddie (JoAnna Garcia), Helen (Heather Headley) e Dana Sue (Brooke Elliot). Elas moram uma cidade pacata do interior, onde os dramas pessoais se tornam tema de conflitos. Nesta nova temporada, um segredo do passado pode abalar a amizade entre as três, com reflexos em suas próprias vidas e famílias. É um drama bem construído, com toques de humor temperando a trama escrita por Sheryl J. Anderson, que foi roteirista de Charmed – Jovens Bruxas.