Skip to content
24/06/2025
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • You Tube
  • Linkedin
HT & Casa Digital

HT & Casa Digital

O mundo digital em sua casa

  • HT WORKSHOP
  • NOTÍCIAS
  • GUIA DE TVs
  • SUA CASA
  • STREAMING
  • TENDÊNCIAS
  • TESTES
  • VÍDEOS
  • BLOG DO EDITOR
  • HOTSITES
    • SMART HOME
    • DÚVIDAS
    • GUIA DE TVs
    • HT PREMIUM
      • ÁREA DO ASSINANTE
    • GUIA DE EMPRESAS
    • TELAS GIGANTES
    • CES DE LAS VEGAS
      • CES 2025
      • CES 2024
      • CES 2023
      • CES 2022
      • CES2021
      • CES2020
      • CES2019
      • CES 2018
      • CES 2016
      • CES 2015
    • HOME THEATER 25 ANOS
    • HOME THEATER BEST
    • TVs OLED
    • FONES DE OUVIDO
  • REVISTA
  • SOBRE
    • ANUNCIE
      • ANUNCIE NA HT


  • SMART HOME

Especialistas alertam para a segurança das redes domésticas

11/10/2022

Exatamente seis meses atrás, comentávamos aqui a delicada questão da segurança nas redes corporativas, com aspectos que também têm a ver com redes de automação residenciais, especialmente as sem fio. Agora, uma reportagem da Folha de São Paulo joga mais luz no problema, ouvindo especialistas que levantam outros pontos.

Aparelhos que ficam 24 horas conectados – roteadores e dispositivos de alarme com monitoramento remoto, por exemplo – exigem mais cuidados. “É difícil roubar dados invadindo um roteador sem fio, mas é fácil redirecioná-lo para outro lugar”, diz Marcos Simplício, do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores, da USP. “Você, por exemplo, pode achar que está entrando no site do seu banco, mas está em um site falso e pode ter seus dados roubados”.

Um foco de preocupação – em todo o mundo, aliás – são os dispositivos de IoT (Internet das Coisas). Todos são pensados para facilitar o acionamento e a interoperabilidade, só que isso não pode se sobrepor à questão da segurança.

Matter exige mais segurança

Simplicio lembra que é mais difícil roubar dados de uma Smart TV ou uma lâmpada Wi-Fi, por exemplo, aparelhos que não têm muita capacidade de processamento. Só que, quando tudo está interconectado, já não é tão complicado para um hacker usar esses aparelhos para chegar até o roteador ou computador da casa.

Não por acaso, a especificação 1.0 do padrão Matter de automação sem fio, que acaba de ser divulgada (veja aqui), inclui normas de segurança que serão obrigatórias para a certificação dos produtos pela CSA (Connectivity Standards Alliance).

Como escrevemos aqui em abril, invadir redes residenciais não é prioridade dos bandidos, mais interessados em bancos e grandes empresas. Mas já ficou provado que o mundo cibernético evolui de forma muito mais rápida do que nós, usuários, somos capazes de acompanhar. E, como dizia o sábio Millôr Fernandes, o preço da liberdade é a eterna vigilância.




Continue Reading

Anterior: Lançado oficialmente o padrão Matter de automação e IoT
Próxima: Novos controles de automação comandam luzes, TV e música

LEIA TAMBÉM

Amplificador de parede se liga ao celular e à rede Wi-Fi

Amplificador de parede se liga ao celular e à rede Wi-Fi

Tarifas de Trump já afetam custos da automação nos EUA

Tarifas de Trump já afetam custos da automação nos EUA

Saiba como será a versão 2.2 da conexão HDMI

Saiba como será a versão 2.2 da conexão HDMI


Home Theater no YOU TUBE

MAIS VISITADOS

  • Como funciona na prática um apartamento inteligente

  • Hisense lança novas TVs e promete crescer no Brasil

  • Definidos os palestrantes do 3º. HOME THEATER WORKSHOP

  • Novos receivers JBL podem sonorizar ambientes sem fio

  • Conheça as TVs que a Hisense está lançando no Brasil

  • 7 ajustes fáceis para melhorar a imagem da sua TV

HOME THEATER BEST 2025

Leitura obrigatória para os profissionais: as tendências em projetos de áudio, vídeo, casa inteligente e design de ambientes.


  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • You Tube
  • Linkedin
Copyright © 2025 HOME THEATER & CASA DIGITAL
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar nossa publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Por sua visita contínua ao nosso site, sem alterar suas configurações, você concorda com o uso de cookies da Home Theater & Casa Digital.OKNão