Comentamos em dezembro sobre o “HDMI Fake” protagonizado pela fabricante chinesa Xiaomi, com a conivência do HDMI Licensing, consórcio internacional que controla as normas dessa conexão (aqui, os detalhes). Pois na CES de Las Vegas, que abre oficialmente nesta 4a, está sendo lançada oficialmente a nova versão do padrão (HDMI 2.1a). Ou seja, nem bem estamos nos acostumando ao HDMI 2.1 já surge um upgrade. Faz parte.

A principal novidade da versão “a” chama-se SBTM (Source-Based Tone Mapping), um tipo de ajuste de vídeo que é feito antes do envio do sinal ao TV ou monitor. Na saída HDMI da fonte, que pode ser um player Blu-ray 4K, um computador ou console de videogame, é aplicado o chamado “mapeamento de tons”, especificamente para conteúdos gravados em HDR.

Normalmente, esse ajuste já é feito pelo display, só que o usuário precisa entrar no menu e configurar o procedimento. Nos aparelhos com HDMI 2.1a, o sinal já sai “calibrado” e essa informação é repassada pela fonte ao monitor. Os fabricantes poderão introduzir a novidade sem maiores problemas, pela atualização de firmware.

Ainda não temos data para o lançamento comercial dos primeiros produtos compatíveis. Aliás, a mudança será opcional; se o fabricante quiser, pode continuar com o sistema atual. A questão é que isso precisará ser informado ao consumidor, diz o HDMI Licensing, que (espera-se) tomará mais cuidado para que não se repita o caso do “HDMI Fake”.

1 thought on “Nova versão do HDMI já está pronta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *