Player AAT Audiocast AC-2: streaming sem fio e bem mais prático

Esta é uma solução compacta e versátil que pode servir como fonte de áudio sem fio para qualquer. O player de streaming AudioCast AC-2, da AAT (Advanced Audio Technologies), é recomendado para quem gosta de ouvir suas músicas da internet com praticidade e boa qualidade sonora.

O AC-2 é tão pequeno que quase cabe na palma da mão. Feito de metal (a frente é em alumínio escovado), utiliza componentes de primeira linha, como seu conversor DAC (digital-para-analógico), que vem da conceituada fabricante californiana ESS. Com amostragem de 192kHz por 24 bits e banda dinâmica de 112dB, é o mesmo tipo de DAC adotado por alguns dos principais fabricantes de pré-processadores e players high-end.

O receiver de referência utilizado neste teste (Yamaha Aventage) também adota DACs ESS da linha Sabre. Segundo a AAT, o AC-2 possui microcontrolador RISC de 580MHz que comanda a parte de conectividade, enquanto um processador secundário controla as demais funções.

SPOTIFY CONNECT E AIRPLAY

Além de uma entrada USB frontal, o AC-2 apresenta botões de liga-desliga e seleção de fonte (LINE-IN), e na traseira uma entrada para dispositivo portátil com cabo P2. Há ainda uma entrada digital óptica e duas saídas analógicas, sendo uma fixa (RCA) e uma variável (P2) caso o usuário prefira comandar o volume das músicas por aplicativo ou controle remoto.

O terminal LAN oferece mais confiabilidade no streaming e também no controle das funções do player, sendo por isso mais indicado para uso com sistema de automação.

Pela rede sem fio da residência, é possível transmitir áudio via Spotify Connect e AirPlay – esta a conexão para iPhone, iPad ou computador Mac (ou Windows com iTunes).

O app AudioCast, também encontrado no amplificador integrado AudioCast AC-1 e em dispositivos sem fio de outras marcas que usam a plataforma iEast, não decepcionou em nossos testes. É útil na configuração de rede do AC-2, para nomear o ambiente onde está instalado, e traz acesso para serviços como Spotify, Deezer, Tidal, TuneIn e outros.

O player do aplicativo é básico, porém essa versão tem funcionamento mais preciso. Destaques para as funções “Relógio Alarme”, pela qual definimos que uma playlist tocasse sempre todos os dias a partir de determinado horário; e “Sleep”, com temporizador de 10 a 90 minutos. Um controle remoto pequeno e funcional acompanha o aparelho.

AVALIAÇÃO

Para avaliar o desempenho do AC-2, utilizamos arquivos FLAC 192kHz/24 bits salvos num pen-drive e num disco rígido, que foram rapidamente carregados e reproduzidos no player da AAT, através do conector USB frontal.

Embora a conexão óptica seja a mais indicada para evitar ruídos conduzidos por pulsos elétricos, demos prioridade ao par de entradas analógicas no intuito de conhecer melhor a pureza de áudio do AC-2 e seu DAC interno. Ligamos um CD player Marantz no mesmo receiver (via analógicas RCA) e começamos a comparar as faixas reproduzidas em CD com as do serviço Tidal HiFi (sem compressão).

Ouvimos de Jacintha (Autumn Leaves) a João Gilberto (Estate), Miles Davis (Time After Time) e Ray Brown Trio (The Real Blues), entre outros. Assim como nosso CD player de referência, o AC-2 trouxe uma reprodução limpa e com excelente relação sinal/ruído. Isso não só contribuiu para o palco sonoro como preservou a definição de vocais, instrumentos e ambientação.

Apesar de sua fonte bivolt interna, o AudioCast AC-2 esquenta pouco ao permanecer ligado o dia inteiro. E pode proporcionar um upgrade em qualquer sistema de áudio, para acesso fácil – e de boa qualidade – aos melhores serviços de streaming.

FICHA TÉCNICA

MODELO: player de áudio streaming AAT AudioCast AC-2
COMPATIBILIDADE: arquivos FLAC (192/24), ALAC (96/24), WAV, MP3, WMA, AAC
CONECTIVIDADE: 3 saídas estéreo (fixa analógica RCA, variável analógica P2 e digital óptica), entradas USB, LAN e analógica P2; Wi-Fi (2,4GHz), AirPlay, Spotify Connect
RELAÇÃO SINAL/RUÍDO: 110dB (saída fixa RCA)
DIMENSÕES (L x A x P): 19 x 4,4 x 12cm
PESO: 530g
GARANTIA: 12 meses
PREÇO MÉDIO: R$ 1.920
FABRICANTE: aataudio.com.br