Novo padrão de compressão de vídeo é 50% mais rápido

Desenvolvido pelo alemão Fraunhofer Institute em parceria com um grupo de fabricantes de equipamentos, foi lançado oficialmente na semana passada o padrão VVC (Versatile Video Coding). Segundo a empresa alemã, o novo método de compressão de vídeo dobra a capacidade de transferência de dados (bit-rate) em relação ao atual HEVC (High Efficiency Video Coding), preservando a qualidade original do sinal.

Denominado H.266 para documentação técnica (o padrão atual é H.265), o VVC reduz a quantidade de dados em 50%, tornando-se assim compatível com vídeo de altíssima resolução. Na apresentação oficial das especificações, Benjamin Bross, diretor do Fraunhofer, explicou que a inovação permitirá o uso de vídeo 4K e 8K numa série de aplicações hoje impensáveis, como transmissões ao vivo (streaming) e armazenamento de conteúdos. 

“Hoje, arquivos de vídeo comprimido representam 80% do tráfego mundial na internet”, diz o comunicado. Os padrões anteriores AVC (Advanced Video Coding) H.264 e HEVC H.265 continuam sendo usados em larga escala, com mais de 10 bilhões de dispositivos em todo o mundo, segundo o Fraunhofer. Grande parte desse tráfego é feito através de aparelhos móveis, que têm capacidade limitada. “Em HEVC, são necessários 10 Gigabytes para transmitir um vídeo UHD de 90 minutos. O padrão VVC foi desenvolvido já pensando em 4K e 8K, permitindo reduzir a necessidade de banda para 5 Gigabytes”. 

Os técnicos demoraram três anos para definir as especificações do VVC, descritas num documento com mais de 500 páginas distribuído na semana passada. Segundo eles, o novo padrão já prevê aplicações de Realidade Virtual e Vídeo 360, que consomem mais banda. Fazem parte do grupo que desenvolveu o padrão as empresas Apple, Ericsson, Intel, Huawei, Microsoft, Qualcomm e Sony.

FONTE: Display Daily

Temas relacionados:

Como é a nova geração de TVs 4K e 8K
Vídeo: TV 8K reforça brilho e intensidade das cores
Instituto Fraunhofer foi onde nasceu o padrão MP3
HEVC: entenda a compressão do sinal em 4K

COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS: