Samsung QLED: 75 polegadas de cores e apps variados

Embora tenha 75 polegadas e impressione em qualquer ambiente, este TV da Samsung é considerado “de entrada”, ou seja, um modelo de custo acessível na comparação com outros da categoria. Lançada no final de 2019, a QN75Q60R utiliza a tecnologia de pontos quânticos, que são nanocristais para converter a luz em maior variedade de cores. Além do exemplar de 75”, que chegou a nossa sala de testes numa robusta embalagem, está disponível também nos tamanhos de 49”, 55”, 65” e 82” (maior ainda!). A linha Q60R reproduz imagens HDR10+, versão mais avançada de HDR, com uma série de recursos de Inteligência Artificial.

O visual dessa TV QLED é básico. Consiste na moldura em preto grafite e base de plástico, tendo a traseira texturizada com canaletas discretas e presilhas para ajudar a esconder os cabos de força e HDMI. Diferente da Q80R (veja o teste aqui), a Q60R não é compatível com o suporte No-Gap e também não possui receptor de conexões One Connect.

Painel traseiro texturizado

CONTROLE DO VIDEOGAME

O controle remoto é o mesmo que acompanha todas as TVs 4K da Samsung, com teclas Netflix e Prime Video. É dos mais práticos, com comunicação por Infravermelho ou Bluetooth, e possui microfone para comandos de voz; com ele, conseguimos acionar até nosso Xbox na sala de testes.

A conexão da TV com a rede sem fio pode ser feita na frequência de 5GHz, que garante maior velocidade quando o ponto de acesso está na mesma sala. Rápido foi também o pareamento Bluetooth para transmissão do áudio da TV a um fone de ouvido JBL. Já o protocolo AirPlay 2 permite reproduzir na tela da TV os vídeos (inclusive em 4K HDR) acessados pelo iPhone ou iPad – somente modelos recentes.

APPLE TV E OUTROS APPs

Impossível não gostar da barra de aplicativos ágil e atraente dessa TV QLED, seja na configuração de imagem, escolha da fonte de sinal (rede, HDMI, TV aberta) ou apps. A navegação pelo sistema operacional Tizen, exclusivo da Samsung, é sempre amigável. Destaque para o aplicativo Apple TV, que permite comprar ou alugar filmes novos em 4K HDR e acessar as séries no serviço Apple TV+. Por voz, mudamos de canais (é só falar o nome da emissora), modos de imagem (PADRÃO, NATURAL, FILME), abrimos os apps Netflix, GloboPlay e YouTube e pesquisamos assuntos no Google e vídeos no YouTube.

A Q60R não trabalha com assistentes Google e Alexa, mas sim com o Bixby, da Samsung, que está em fase de testes para brevemente operar totalmente em português. Basta logar com uma conta Samsung e baixar o aplicativo SmartThings para acionar lava e seca, geladeira e ar-condicionado da mesma marca, além de dispositivos de automação através da plataforma de Inteligência Artificial SmartThings.

MODO AMBIENTE

A TV já vem com imagens armazenadas na memória para se usar como plano de fundo, na função MODO AMBIENTE 2.0, mas é possível baixar imagens diferentes. Quando o aparelho não está em uso, a tela pode mostrar conteúdos decorativos, culturais (obras de arte), informativos (hora e previsão do tempo), fotos da família ou simplesmente replicar a cor e textura da parede em que estiver instalada; tudo com brilho e cor ajustáveis. O MODO AMBIENTE pode ser interessante quando houver visitas em casa, porém consome bem mais energia do que em standby. 

A Q60R vem com pré-configurações PADRÃO e NATURAL, que recomendamos usar durante o dia. No modo INTELIGENTE, o sistema regula automaticamente a luz de fundo, baseado no conteúdo exibido e na quantidade de luz ambiente. Esse recurso também equaliza o áudio, embora o volume seja bem inferior ao de um home theater ou soundbar.

AVALIAÇÃO: COMO FOI O DESEMPENHO

Nos ajustes, é bom verificar se o TV não veio pré-ajustado de fábrica para o chamado “efeito novela”, quando as imagens dos filmes e séries parecem meio artificiais. Se não agradar, desligue a função de interpolação de quadros AUTO MOTION PLUS. No modo PERSONALIZADO, praticamente não notamos engasgos e rastros em movimentos rápidos, o que é excelente (veja detalhes no slideshow).

Provavelmente, isso se deve à frequência de atualização desse display (120Hz), comum em quase todas as TVs QLED (exceto do modelo de 49”). Essa característica traz mais nitidez e conforto até para gamers, que ainda farão bom uso do baixo tempo de resposta (6,8 milissegundos, de acordo com o fabricante) quando optarem pelo modo GAME. Caso mantido esse modo no automático, será necessário reajustar o excesso de brilho e a saturação para jogar numa sala escura.

Graças ao excepcional trabalho de upscaling visto em outros modelos QLED, nos programas vespertinos das emissoras abertas percebemos como são firmes e intensas as cores reproduzidas por essa TV, que é compatível com os padrões de processamento mais avançados da atualidade: Rec.2020 e DCI-P3. Isso é melhor percebido quando a tela é visualizada de frente, porque o painel VA restringe um pouco o ângulo de visualização. Ao assistir com a sala escura, o modo de qualidade FILME proporcionou ótima calibragem.

BACKLIGHT E CENAS ESCURAS

A uniformidade de preto da Samsung Q60R se mostrou acima da média para uma TV com backlight do tipo Edge-lit (os modelos mais sofisticados utilizam painel Local Dimming). As sutis fugas de luz que percebemos nos cantos inferiores da tela certamente não vão incomodar a maioria das pessoas. Nos filmes em Blu-ray 4K HDR (Alien e John Wick) e séries da Amazon em HDR+ (Bosch e Tudo ou Nada: Seleção Brasileira), vimos a riqueza de tons mesmo em cenas escuras, com o pico de brilho em apenas 500 nits, inferior à Q6FN que testamos em 2018, especificada em 1000 nits.

Mas não espere um HDR impactante como de outras QLED (Q900R e Q80R) que já passaram por nossa sala de testes. Analisamos agora os mesmos detalhes em cenas escuras, que não foram exibidos com tanta precisão quando tornamos o ambiente mais claro. De qualquer forma, a Q60R mostrou ser capaz de imagens 4K e HD claras, um contraste bem razoável e cores vibrantes, abrangendo os últimos padrões de cores como poucos modelos no mercado.

COMO SÃO OS AJUSTES DA TV SAMSUNG

FICHA TÉCNICA

Modelo: TV 4K Samsung QLED QN75Q60R, 75”
Taxa de atualização nativa: 120Hz
Principais conexões: 4 HDMI 2.0a, 2 USB, Ethernet (RJ-45), Wi-Fi, AirPlay 2, Bluetooth, WiFi Direct e digital óptica
Potência de áudio: 20W
Dimensões (L x A x P): 168 x 105 x 34cm (com base), 187 x 112 x 22cm (embalagem)
Peso: 39kg (com base), 50kg (embalagem)
Consumo médio de energia: 255W
Garantia: 1 ano
Preço sugerido: R$ 10.000

Fabricante: www.samsung.com.br

COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS: