Sennheiser Ambeo Smart: áudio imersivo para as massas

O áudio imersivo é a tecnologia da vez entre os produtores e consumidores de conteúdo audiovisual. Enquanto o Dolby Atmos se consolida como a principal tecnologia para produção de conteúdo imersivo para salas de cinema, home theater, soundbars, fones de ouvido, computadores e até celulares, alguns fabricantes lançaram ferramentas para que experiências com sound design possam ser realizadas de maneira acessível.

A plataforma Ambeo de áudio imersivo foi lançada em 2016 pela Sennheiser e é composta pelo Ambeo Smart Headset, o microfone tetraédrico Ambeo VR Mic e o famoso dummy head KU 100.

O Ambeo Smart Headset é um fone de ouvido in-ear que possui microfones de condensador eletreto omnidirecionais integrados nas extremidades. Sua terminação em um conector Lightning para uso exclusivo com dispositivos iOS permite ao usuário filmar com áudio imersivo 3D. Um terceiro microfone permite seu uso com chamadas telefônicas.

As cavidades do fone possuem alças que passam por trás das orelhas para melhorar a estabilidade do acoplamento com o canal auditivo e funcionam relativamente bem.

O aplicativo Smart Headset controla uma série de parâmetros, como nível de gravação, ativação do cancelamento ativo de ruídos e vazamento de sons ambientais para uma “audição realçada”, segundo o fabricante.

Uma interface de áudio da Apogee está integrada ao fone e permite realizar gravações em até 24/96 através do aplicativo Meta Recorder. Infelizmente, o controle de nível não é graduado, e a opção “Reduced Level” não é suficiente para gravar muito próximo a palcos em pequenas casas de shows.

Tais gravações podem ser descarregadas via WiFi para o Dropbox, o que carece da criação de uma conta dedicada em função dos potenciais tamanhos dos arquivos. A mesma interface inclui os controles de reprodução e atendimento de chamadas, além de dois botões programáveis.

1,2,3 testando !

O princípio de funcionamento do Ambeo Smart Headset está na “Head Related Transfer Function” já tratada aqui, aqui e aqui. Em síntese, ao inserir os fones, os microfones nas extremidades ficam sujeitos ao filtro fisiológico do conjunto torso + cabeça + orelhas, e gravam os sons com toda a espacialidade inerente ao processo de audição com dois ouvidos.

Ao reproduzir tais sons com fones convencionais, a impressão que se tem é de “estar lá”, no mesmo ambiente em que foi realizada a gravação pelo usuário. O curta metragem de terror Final Stop, produzido pela Sennheiser com o Ambeo Smart Headset, dá uma excelente idéia do que o produto é capaz.

Avaliação

ConfortoOs três pares de espumas fornecidas nos tamanhos P, M e G permitem um bom ajuste do fone com os ouvidos. Já sua utilização com uma espuma deformável do fabricante Comply, infelizmente não fornecida, aumentou sensivelmente o conforto bem como o acoplamento com o canal auditivo.
Dinâmica Reproduziu muito bem os arquivos em HiRes Audio.
Equilíbrio tonalSe com as espumas originais não é possível um acoplamento perfeito, a melhora obtida com a espuma Comply trouxe o bom e velho “flat teutônico”.
Palco sonoroReproduziu os arquivos do disco de teste com primazia.
IsolamentoExcelente isolamento. Opera no modo de “audição realçada”, que controla o vazamento de sons externos.
ConstruçãoProduto com construção sólida. Talvez os cabos pudessem ser um pouco mais grossos e destacáveis entre as cavidades e a interface, e entre a interface e o conector Lightning.

Dados técnicos:

Resposta de frequência: 15Hz a 22kHz (fone) e 30Hz a 20kHz (microfone)

SPL Máximo: 112dB

Conector: Lightning compatível com iPhone X, iPhone 8 Plus, iPhone 8, iPhone 7 Plus, iPhone 7, iPhone SE, iPhone 6s Plus, iPhone 6s, iPhone 6 Plus, iPhone 6, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 5, iPad Pro (10.5)”, iPad Pro (12.9)” 1a.  geração, iPad Pro (12.9)” 2a. geração, iPad Pro (9.7), iPad Air 2, iPad Air, iPad (4a. geração), iPad (5a. geração), iPad mini 4, iPad mini 3, iPad mini 2 e iPod touch (6a. geração)

Testado com:

  • Apple iPhone XR 256GB
  • Black Country Communion, Black Country Communion, 24/44,1
  • Donald Fagen, The Nightfly, 24/96
  • Government Mule, Revolution Come… Revolution Go, 16/44,1
  • Kraftwerk, 3-D The Catalogue, 24/44,1
  • The Police, Zenyatta Mondata, 16/44,1
  • Vários Artistas, You´re Surrounded, 24/192
  • Vários Artistas, The Ultimate Headphone Demonstration Disc, 24/192

Veredito

O Ambeo Smart Headset (re)inaugura uma nova categoria de produto para quem quer realçar o áudio dos vídeos captados por smartphones. Com excelente desempenho em aplicações ao ar livre, mesmo em regiões urbanas, ainda tem espaço para melhorias para usuários como eu, que curtem shows de metal em locais pequenos e fechados. Uma porta de entrada acessível para o novo mundo do áudio imersivo.

*Alexandre Algranti é o Chief Headphone Officer do site fonesdeouvido.com.br. Leitores deste blog tem 10% de desconto em qualquer compra no site com o código HT2018.

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram

htbest

%d blogueiros gostam disto: